Fotos de João Rodrigues mostram em Silves riquezas do futuro Parque Natural Marinho algarvio

Exposição está patente até ao final do mês

A exposição fotográfica “Arte, Mar e Paixão” vai levantar o véu sobre o que será o futuro Parque Natural Marinho “Recife do Algarve – Pedra do Valado”, pela lente do fotógrafo João Rodrigues, a partir de hoje, dia 7, até ao dia 30 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Silves.

Nesta mostra, o fotojornalista de história natural e conservação da National Geographic Portugal, vencedor de concursos de fotografia internacionais e colaborador com diversos grupos de investigação e ONGs ligadas ao ambiente vai mostrar «o riquíssimo património e capital natural desta região através de uma seleção única de imagens», segundo a Câmara de Silves.

A Pedra do Valado, onde vai nascer uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário, é «o maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal, estendendo-se entre a costa de Albufeira, Lagoa e Silves», o que faz com que beneficie «de condições naturais singulares, suportando uma biodiversidade marinha única com muitas espécies de interesse comercial e com interesse para a conservação».

Desta forma é «urgente dar a conhecer à sociedade civil e, em particular, às comunidades locais e regionais uma das áreas mais ricas e produtivas da costa Algarvia, da qual dependem as atividades socioeconómicas».

Esta é uma iniciativa do Centro de Ciências do Mar, da Fundação Oceano Azul e dos Municípios de Silves, Lagoa e Albufeira realizada no âmbito do projeto AMPIC.COM, cofinanciado pelo Programa Operacional do Mar2020 e pelo GAL PESCA do Barlavento do Algarve, através da Agência de Desenvolvimento do Barlavento (ADB).

 

 

 



Comentários

pub