Fim de semana do Festival de Órgão tem concertos em Portimão, Boliqueime e Faro

Os concertos são de entrada livre

O Festival de Órgão do Algarve tem, este fim de semana, 11 a 13 de Novembro, concertos marcados para as igrejas de Portimão, Boliqueime (Loulé) e Faro. 

Logo na sexta-feira, dia 11, o Festival desdobra-se entre Portimão e Boliqueime.

Para a Igreja Matriz de Portimão, foi convidada a jovem organista Laura Silva, que já se apresentou a solo e com orquestra em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra. Estuda na prestigiada Royal College of Music em Londres, onde é bolseira da Eric Thompson Trust e da Fundação GDA.

Este concerto é todo dedicado a compositores portugueses e espanhóis dos séculos XVIII e XIX.

Na Igreja Paroquial de Boliqueime, o programa inclui um concerto com o jovem organista António Pedrosa que, como solista e músico de ensemble, já realizou concertos em Portugal, Holanda, Espanha e França.

Atualmente é organista na Onze Lieve Vrouw van de Rozenkrans (Obrechtkerk), em Amesterdão.

 

Laura Silva

 

«No programa cabem os inevitáveis compositores italianos e espanhóis, sem esquecer Mozart e Haendel», diz a associação Música XXI.

No sábado 12 de Novembro, António Pedrosa apresentará na Igreja do Carmo, em Faro, um novo programa, com maior destaque para compositores portugueses como Manuel Rodrigues Coelho e Pedro de Araújo, a par de Domenico Scarlatti com conhecida ligação a Portugal e à corte portuguesa.

Já no domingo, 13 de Novembro, a atenção recai sobre a Escola de Órgão da Sé de Faro, que conta com a direção do professor e organista André Ferreira. O concerto tem lugar na Sé de Faro e será protagonizado pelos alunos desta Escola, pretendendo dar a conhecer o seu trabalho.

Os concertos são de entrada livre e não carecem de reserva prévia.

O Festival de Órgão do Algarve 2022 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

Concertos:

11 de Novembro | Igreja Matriz de Portimão | 21h00 – Laura Silva
11 de Novembro | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h00 – António Pedrosa
12 de Novembro | Igreja do Carmo (Faro) | 21h00 – António Pedrosa
13 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 16h00 – Concerto de alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro

 

 



Comentários

pub