Festival Internacional de Órgão leva concertos e visitas a Tavira

O mestre organeiro Dinarte Machado vai guiar as visitas

Uma visita ao interior dos órgãos de quatro igrejas de Tavira e dois concertos marcam a passagem do Festival Internacional de Órgão do Algarve pela cidade, nos dias 17, 18 e 25 de Novembro, numa organização da Associação Cultural Música XXI, com o apoio do Município de Tavira.

Assim, no dia 17, a partir das 16h00, está prevista uma visita ao interior dos órgãos de tubos das igrejas da Misericórdia, Santiago (16h30), Nossa Senhora das Ondas (17h00) e Carmo (17h30).

Trata-se de um itinerário histórico, musical e patrimonial sob a orientação do mestre organeiro Dinarte Machado, responsável pelo restauro dos órgãos de Tavira.

A Câmara de Tavira explica que, «com esta iniciativa, é possível compreender o funcionamento e os mecanismos para a produção sonora, os diferentes timbres/registos e suas combinações, o contexto histórico e a importância patrimonial, assim como descobrir as diferenças entre estes instrumentos únicos».

Esta visita será também a oportunidade de conhecer e saber mais sobre o futuro do órgão que será instalado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em Tavira, o programa ainda dois momentos musicais. No dia 18, às 21h00, realiza-se, na Igreja da Misericórdia, o concerto de Matteo Cordioli e Michele Tomaz (canto) e, no dia 25, à mesma hora, tem lugar, na Igreja de Santiago, a atuação de Joris Verdin (órgão e harmónio).

 



Comentários

pub