Festival de Órgão tem concertos, workshops e uma visita guiada até domingo

Esta semana, a programação começa logo na quinta-feira

Há concertos, incluindo um numa igreja “insuspeita”, mas também workshops e uma inédita visita ao interior dos órgãos de tubos de igrejas de Tavira. O Festival Internacional de Órgão do Algarve tem muito para ver e fazer, até ao final da semana, com atividades a partir de quinta-feira, dia 17, e até domingo, dia 20.

Na quinta-feira, às 10h00, a Igreja da Sé de Faro será palco de um concerto pedagógico, dirigido a crianças em idade escolar, onde, «através das peripécias de várias personagens e com André Ferreira ao órgão, será contada a história de mais de 300 anos do Grande Órgão da Catedral de Faro», segundo a associação Música XXI, que organiza o evento.

No mesmo dia, em Tavira, decorre uma visita guiada pelo mestre organeiro Dinarte Machado ao interior dos órgãos de tubos de diferentes igrejas desta cidade. A visita começa à 16h00 na Igreja da Misericórdia, passa pela Igreja de Santiago, tem paragem na Igreja de Nossa Senhora das Ondas e termina na Igreja do Carmo.

Os interessados em participar devem fazê-lo através do email [email protected] ou do número 916 782 780.

 

Tiago Simas Freire

 

Na sexta-feira, 18 de Novembro, entra em cena o instrumento musical convidado desta edição do festival: a corneta histórica.

O organista João Vaz  junta-se a Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta) na Igreja Paroquial de Boliqueime, para apresentar um concerto de música de câmara instrumental, sob o tema “Danceries – A dança na música europeia em torno de 1600”.

No mesmo dia, na Igreja da Misericórdia de Tavira, o organista italiano Matteo Cordioli e Michele Tomaz (canto) apresentam um programa sobre a figura de Maria através dos séculos, ou seja, a Ave Maria vista e escrita por vários compositores.

 

Matteo Cordioli

 

No sábado, às 10h00 decorrem dois workshops em Loulé, um de órgão, na Igreja Matriz louletana, com João Vaz, e outro de Corneta Histórica e Flauta, por Tiago Simas Freire, no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.

As inscrições devem ser feitas através do número 289 245 656 ou do email [email protected].

Na noite de dia 19, na Igreja do Carmo, em Faro, o organista João Vaz e Tiago Simas Freire voltam a juntar-se para apresentar um novo programa de música de câmara instrumental, desta vez sob o tema “Flores de música – Corneto e órgão na Europa de Seiscentos”.

No domingo, às 18h00, o som do órgão de tubos vai ecoar na Igreja Matriz de Loulé, graças a um órgão positivo, um instrumento musical portátil.

Neste concerto, protagonizado pelo Ensemble Mvsica Antiqva Porto, constituído por Mariña Buso e Rogério Monteiro nos violinos, Fabiana Magalhães na voz soprano e Rui Soares no órgão e direção, será possível ter «um cheirinho do que poderá ser um futuro órgão da Igreja Matriz de Loulé», segundo revelou ao Sul Informação Patrícia Neto Martins, da organização do festival.

Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

 

Ensemble Mvsica Antiqva Porto

 

Até 20 de Novembro, qualquer pessoa pode participar no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e contando com os apoios da FNAC e do Hotel Faro.

Os interessados podem enviar fotografias dos órgãos de tubos do Algarve para o email [email protected].

«Há um júri que irá avaliar os trabalhos e o anúncio dos vencedores terá lugar no final do concerto de encerramento, em Faro. Ainda antes do espetáculo, as fotografias vão estar a rodar, num ecrã, para quem as quiser ver», revelou Patrícia Neto Martins.

O Festival de Órgão do Algarve 2022, que termina a 26 de Novembro, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

 



Comentários

pub