Festa dos Anos de Álvaro de Campos apresenta mais uma Maratona Fernando Pessoa

Este sábado, 12 de Novembro, entre as 12h00 e as 24h00, numa emissão da Rádio Movimento

São 12 horas de Maratona Fernando Pessoa, com duas criações feitas para este festival e inspiradas na obra do poeta, que voltam a integrar a Festa dos Anos de Álvaro de Campos, este sábado, 12 de Novembro, entre as 12h00 e as 24h00.

Com organização da associação Partilha Alternativa, a Rádio Movimento vai transmitir uma emissão que revê a performance Amor e Medo, com poemas de Campos musicados em canções de Sara Ribeiro com Los Negros e com contribuição do pianista e compositor Luís Conceição.

A Maratona apresenta ainda uma nova criação, “Pousa um Momento”, na qual o ator João Garcia Miguel mostra os olhares de Fernando Pessoa e Álvaro de Campos sobre a natureza, ao som da música “O Silêncio e as Pedras”, de Luís Tinoco, tendo como cenário a escultura “A alfarrobeira”, de Tito Chambinho, plantada nas margens da Ria Formosa.

Ainda amanhã, sábado, às 11h00, o filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, é exibido nos Cinema NOS, no Tavira Plaza. As reservas podem ser feitas através do e-mail [email protected].

No domingo, 13, às 18h30, Luís Conceição oferece uma nova leitura do tema “The Mad Fiddler”, prestando homenagem ao violino e aos violinistas.

Para este concerto, que decorre no Clube de Tavira, o pianista apresenta um repertório misto de canções inspiradas no folclore, especialmente o irlandês, e também algumas peças de música clássica. O piano é acompanhado por Jan Pipal no violino.

Na segunda-feira, 14, a Casa das Artes de Tavira recebe, às 18h30, os alunos das Escolas de Tavira para a abertura da exposição das escolhas poéticas em artes visuais.

 

 

Dando continuidade e encerrando à homenagem a José Saramago no ano do seu centenário, o ator Vítor Correia apresentará ainda o resultado da oficina de encenação poética, a partir de excertos da obra O Ano da Morte de Ricardo Reis, compilados pela professora Ana Cristina Matias.

«O número de alunos que participa tem vindo a crescer de tal forma que este ano tiveram que fazer algumas exposições nas próprias escolas, além das que estão colocadas na Casa das Artes de Tavira. Esse crescimento das participações escolares é um dos fatores que nos anima a continuar a desenvolver a Festa. A apropriação, por jovens estudantes, da personagem Álvaro de Campos como património imaterial pertença de Tavira, por legado direto de seu criador, o poeta Fernando Pessoa, é o que garantirá o futuro desta iniciativa como parte integrante da vida cultural da cidade», disse Tela Leão ao Sul Informação.

A 19 de Novembro, às 18h30, O Fado e a Alma Portuguesa rumam à Igreja da Misericórdia

A par de uma seleção de fados conhecidos, compostos para poemas de Fernando Pessoa, o Fado Com História apresentará compositores e fadistas algarvios, que também compuseram para poemas de Fernando Pessoa, além dos seus próprios poemas.

As reservas podem ser feitas para o e-mail [email protected] ou contacto 966 620 877.

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos começou a 15 de Outubro e termina 30 de Novembro.

Na próxima semana, o Sul Informação trará mais novidades sobre o programa.

 



Comentários

pub