Ferragudo tem novo logotipo baseado nas suas tradições e paisagem

O objetivo foi «enaltecer a tradição de Ferragudo, sempre com os olhos postos no futuro»

A Freguesia de Ferragudo tem um novo branding, que é «jovial, alegre, jovem, atual e adaptado às novas redes e à nova comunicação». Foi apresentado no feriado nacional de 1 de Novembro, data em que se assinalava os 23 anos da elevação a vila.

O novo logotipo, a que se acrescenta o claim «A viver o mar», integra o branding concebido pela empresa algarvia Kapta, que já era responsável pelo novo site e pela gestão das redes sociais da Junta de Freguesia.

O logo «foi pensado para celebrar o lado pitoresco da vila», segundo Luís Alberto, presidente daquela autarquia. O objetivo foi «enaltecer a tradição de Ferragudo, sempre com os olhos postos no futuro».

Bruno Simões, CEO da Kapta, explicou que, dada a diversidade da vila, com diversos pontos de interesse, «não podíamos pegar num único elemento que representasse Ferragudo, por isso, criámos uma união de elementos». O resultado foi um F de Ferragudo constituído por diversos elementos (monumentos, mar, rio, praia, ruas, céu) e com diferentes tons de amarelo e azul.

«A inspiração das cores partiu dos tons típicos da região: os azuis do céu e do mar, dos barcos e dos frisos das casas; o amarelo do areal e da luz de um dia ensolarado. Cores que são familiares mas, ainda assim, capazes de criar impacto nas gentes da sua terra», acrescentou.

Em contrabalanço, a equipa da Kapta «optou por um tipo de letra suave, que fosse ao encontro das linhas do ícone: de cantos arredondados e com ar amigável, como os fregueses».

«Fomos pegar na paisagem que é Ferragudo e transformá-la num logotipo que pode ser usado tal como está, num todo, ou desconstruído em diferentes partes», se for necessário aplicar esses elementos em t-shirts, na toponímia das ruas, na sinalética. «Esperamos manter a marca dinâmica, através do uso de ilustrações coloridas que se adaptam ao tema e aos vários suportes», revelou Bruno Simões.

Aliás, a apresentação que foi feita na antiga Casa do Compromisso Marítimo, na tarde do feriado, mostrava já diversas aplicações possíveis, como se pode ver nesta galeria:

 

«Desde há longos anos que defendo que a imagem de Ferragudo deve ser dinamizada. Há algum tempo concorremos às 7 Maravilhas de Portugal e isso levou a imagem da vila mais longe, a todo o país», considerou, por seu lado, o autarca Luís Alberto.

«Hoje em dia, temos ruas que estão no topo das mais instagramáveis do Algarve e mesmo de Portugal», acrescentou.

Apesar disso, o presidente da Junta de Freguesia avisou: «não esperem que venhamos a implementar isto tão cedo na sinalética e na toponímia, porque os custos são muito grandes. Não será no imediato».

Mesmo com esses constrangimentos, o novo branding já está em plena utilização nas redes sociais da Junta de Freguesia (Facebook e Instagram).

 

 

 



Comentários

pub