Exposição “Oficinas no Cabo do Mundo” termina itinerância em Vila do Bispo

Ao longo de 500 dias, a exposição esteve patente em vários pontos do Algarve

A viagem da exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, iniciada em Agosto de 2021, vai terminar entre 17 de Novembro e 30 de Dezembro no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, o concelho onde se encontra o monumento que inspirou a mostra e onde esta esteve inicialmente patente: a Fortaleza de Sagres

A exposição resulta de um projeto que envolveu jovens dos 16 os 20 anos, alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Turismo, da Escola Profissional Cândido Guerreiro – Alte e seniores com idades até aos 85 anos residentes naquela freguesia, que «embarcaram numa viagem de descoberta, de exploração, de aprendizagem, de vivência conjunta de experiências, de troca de conhecimentos, de partilha de afetos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres», segundo a associação In Loco, um dos parceiros do projeto.

Ao longo de 500 dias, a exposição «visitou aldeias, vilas, cidades». A primeira paragem foi a Fortaleza de Sagres, seguindo-se o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte e o Restaurante “O Rosmaninho”, em Sarnadas, ambos nesta freguesia do concelho de Loulé.

A Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro e as Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi acolheram a exposição antes desta visitar todas a freguesias do concelho de Loulé, onde esteve no Centro Autárquico de Quarteira, na Junta de Freguesia de Boliqueime, no Posto de Turismo de Salir, na Casa do Meio Dia da  editora Sul, Sol e Sal, no coração da cidade de Loulé, no Jardim das Comunidades, em Almancil, no MAR Shopping Algarve, nas Juntas de Freguesia do Ameixial, da Tor e de Benafim e na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença.

 

 

O Cineteatro de São Brás de Alportel, a biblioteca do Campus da Penha da Universidade do Algarve, a Galeria da CCDR Algarve, em Faro e a biblioteca do Campus de Portimão da UAlg foram os outros pontos por onde a mostra passou.

Ao longo desta viagem, a exposição «promoveu o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motivou para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do Património».

O projeto Oficinas no Cabo do Mundo foi promovido em conjunto pela associação In Loco, Junta de Freguesia de Alte, Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte e a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense.

A iniciativa foi financiada pelo Programa DiVaM (Divulgação e Valorização dos Monumentos), da Direção Regional de Cultura do Algarve e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé – Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve, da Federação Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes.

 



Comentários

pub