Exercício testou resposta a eventual rotura da Barragem de Bravura

A iniciativa envolveu os Serviços Municipais de Proteção Civil de Lagos e de Portimão, cujos municípios serão afetados pela onda de inundação em caso de rotura da barragem

Um exercício de teste ao Plano de Emergência Interno da Barragem da Bravura, que teve por base cinco cenários fictícios relacionados com a precipitação intensa e a subida do nível de água na albufeira, realizou-se na manhã desta sexta-feira, 25 de Novembro. 

A rotura de uma barragem, diz o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, é um «acidente com muito baixa probabilidade de ocorrência», mas que pode acontecer.

A Barragem da Bravura está atualmente com níveis baixíssimos – cerca de 9%.

«As consequências da onda de inundação resultante podem ser graves, sobretudo pelo vale a jusante. Desta forma, é fundamental a existência de sistemas de alerta e aviso que promovam a informação à população na zona de auto-salvamento», diz o CREPC.

Este exercício, designado por “Bravura’22” foi jogado, em modo CPX (Command Post Exercise) e TTX (Table Top Exercise) e resultou de uma decisão da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.

A iniciativa envolveu os Serviços Municipais de Proteção Civil de Lagos e de Portimão, cujos municípios serão afetados pela onda de inundação em caso de rotura da barragem.

 



Comentários

pub