Em Cachopo há “Sol de Inverno” com a Orquestra de Jazz do Algarve

Este domingo, 20 de Novembro

Um concerto e uma masterclass marcam mais uma iniciativa da primeira edição do Cachopo Jazz, que continua no domingo, 20 de Novembro, nesta freguesia de Tavira. 

Desta vez, é Ana Rita Inácio a voz convidada pela Orquestra de Jazz do Algarve para acompanhar um sexteto de músicos da OJA, para apresentarem, em conjunto, “Sol de Inverno”, um concerto que está marcado para as 15h30, no Auditório do Complexo Social de Cachopo, cujo programa incide na música portuguesa.

Ao Sul Informação, Hugo Alves, diretor da Orquestra de Jazz do Algarve, explica que o Cachopo Jazz teve a sua primeira iniciativa em Maio e é uma atividade inserida dentro de um conceito inaugurado este Verão, que é o Eco Jazz.

Trata-se de um conceito que, de acordo com o diretor musical, faz agora parte «de todas as atividades» da formação musical algarvia e que pretende «chamar a atenção das pessoas para práticas individuais em prol do ambiente e alterações climáticas».

Além disso, o conceito alia-se a «localizações únicas», na maioria das vezes ligadas também ao património, como é o caso de Cachopo.

 

Foto: Kátia Viola

 

«O que está a acontecer em Cachopo é uma programação muito extensa, que envolve várias atividades, muitas delas ligadas ao que é a realidade ambiental e ecológica em que esta freguesia é exemplo e se insere. Há um grande dinamismo em torno do desporto, cultura e outras atividades», frisa ao Sul Informação Hugo Alves.

«Nós não escolhemos o Cachopo, o Cachopo é que nos escolheu a nós», reforçou.

«Ao visitar Cachopo, as pessoas percebem como é que aquele sítio consegue receber esta música, trabalhar este conceito e o que é que existe naquela área que deixou de existir nas outras do Algarve. Percebem porque é que é importante preservar e mudar algumas coisas para que todos os sítios voltem a ser mais assim», explica.

Em termos práticos, Hugo Alves frisa que, no âmbito do conceito Eco Jazz, a orquestra adotou iniciativas internas – como a partilha de transportes ou a não utilização de produtos descartáveis – que passam depois para o público, incentivando a que as pessoas se desloquem também para os concertos em grupo e que optem por usar materiais recicláveis.

 

Foto: Kátia Viola

 

No dia 20, pelos mesmos músicos, haverá ainda a masterclass “Sound Capsules”, com o apoio da DGArtes. Esta edição inclui uma explicação detalhada de como funciona uma banda, a função de cada instrumento, pela voz de cada instrumentista que integra o Sexteto da Orquestra de Jazz do Algarve.

Os formandos terão a hipótese de participar ativamente, tocando um de vários instrumentos de percussão que a orquestra disponibiliza, podendo ainda participar aqueles que são mais avançados e praticam um instrumento musical. A improvisação será o capítulo final desta Sound Capsule, que mostrará estar ao alcance de todos.

A inscrição é gratuita, mas sujeita a reservas por telefone, através do número 289 844 112, nos dias úteis das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h00.

A primeira edição do Cachopo Jazz termina em Dezembro, com um concerto que já se insere nas iniciativas de Natal da orquestra. Irá contar com a presença de uma cantora holandesa. “Christmas Story”  inclui concertos em Tavira, Cachopo e Lagos: três deles com a orquestra completa e dois em quinteto (Cachopo e Tavira).

Em Outubro, a Orquestra de Jazz do Algarve finalizou a primeira Tour Algarve All Jazz com três salas esgotadas (Loulé, Lagoa e Lagos) para receber Rick Margitza e Vânia Fernandes. Este foi um projeto com génese no Cineteatro Louletano, apoiado pela RTCP/DGArtes, a que se juntaram Lagoa e Lagos.

 

Foto: Kátia Viola



Comentários

pub