Diabetes em Movimento arranca em Portimão no início do próximo ano

Projeto dirige-se às pessoas com diabetes tipo 2

O programa Diabetes em Movimento vai ter início em Portimão a partir de Janeiro do próximo ano.

Coordenado pela Direção-Geral da Saúde (D-GS), é ainda levado a cabo através da parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, a Administração Regional de Saúde do Algarve – ACES Algarve II Barlavento e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Este projeto comunitário é dirigido às pessoas com diabetes tipo 2 e será coordenado pela D-GS através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões decorrem a partir de Janeiro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, sempre às segundas, quartas e sextas- feiras, com dinamização a cargo de profissionais de exercício físico e enfermeiros.

De acordo com a autarquia, o Diabetes em Movimento «representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para o segmento da população a que se destina, sendo a participação gratuita, mediante referenciação
pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde e do Hospital de Portimão».

A diabetes, cujo Dia Mundial se assinala a 14 de Novembro, é atualmente um dos principais problemas de saúde pública de Portugal, onde existe cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica, constituindo a atividade física um dos pilares do tratamento, ao melhorar o controlo metabólico, reduzir o risco cardiovascular e aumentar a funcionalidade e a qualidade de vida.

Os interessados em participar no programa Diabetes em Movimento devem solicitar mais informações junto do seu médico ou enfermeiro, aconselha o Município de Portimão.



Comentários

pub