DeVIR marca encontros com os alunos de escolas de Loulé, Faro e Quarteira

Até 3 de Dezembro

Espetáculo Rasante – Encontros do DeVIR 2022

A segunda fase do festival encontros do DeVIR, dedicada ao público mais jovem, mas não só, vai decorrer até ao dia 3 de Dezembro, num formato híbrido presencial e online, em Loulé, Faro e Quarteira.

Nesta 8ª edição do evento, a DeVIR teve em conta «a urgência de agirmos face à crise climática e pelos direitos humanos», o que levou esta estrutura cultural a construir uma programação divididas em vários momentos.

Depois do que aconteceu entre 14 de Março a 14 de Abril, para alunos do 2º e 3º ciclos de escolas de Quarteira, chega agora este novo momento, pensado para estudantes do ensino secundário de Loulé, Faro e Quarteira e público adulto.

As diferentes fases «compreendem ações presenciais no contexto escolar, mas também espetáculos dirigidos a todos os públicos, os quais complementam a plataforma digital ArtePensamento&informação, que será lançada em breve, elemento central deste novo formato do festival, dividida em 16 secções, que visa a disseminação de conhecimento e de práticas artísticas, sobre as temáticas abordadas».

Usando a arte como suporte de comunicação e sensibilização, a DeVIR que «contribuir para alertar, para estimular a reflexão e ação e promover a criação de pensamento crítico sobre o futuro da vida no planeta».

Com este objetivo em mente, a entidade organizadora do festival vai disponibilizar «vídeos curtos, intervenções artísticas que resultam de leituras do Mundo por criadores nacionais e internacionais, nas áreas das Artes Performativas, documentário e animação e imagens de fotografia, BDs, Arte Urbana e cartoons, bem como informações pelo futuro».

«Pretende-se facilitar tanto o acesso a registos de vídeo de pendor informativo e científico, como a excertos de produções artísticas que se enquadram no Artivismo como movimento e expressão. As propostas de trabalho realizado em contexto escolar (workshops rádio, fotografia, BDs, curtas, animação, composição musical, palestras, exercícios práticos/desafios) serão integradas na plataforma digital ArtePensamento&informação», acrescenta.

 

Programa:

11 de Novembro – Miopia | Rita Delgado – Cineteatro Louletano, Loulé
25 de Novembro – All you need is plankton | Vera Mantero – Galeria de Arte da Praça do Mar, Quarteira
25 de Novembro – Rasante | Joana Levi – CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro
10 de Novembro a 3 de Dezembro – Reflexões exposição do Cartoonista Vasco Gargalo – Galeria de Arte da Praça do Mar, Quarteira

 

 



Comentários

pub