Deputados do PSD vão chamar CHUA ao Parlamento devido à radiocirurgia em Sevilha

«Os algarvios merecem mais e melhor e merecem, sobretudo, um serviço de saúde com qualidade e de proximidade»

Foto: Nuno Costa | Sul Informação – Arquivo

Os deputados do PSD, eleitos pelo Algarve, vão chamar à Comissão de Saúde, com caráter de urgência, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a Entidade Reguladora da Saúde, a Associação Oncológica do Algarve e o Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve devido à transferência para Espanha dos tratamentos de radiocirurgia.

No passado mês de Outubro, o PSD acusou o CHUA de te adjudicado os tratamentos de radiocirurgia a uma empresa de Sevilha.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve confirmou, na altura, a situação, esclarecendo, no entanto, que radioterapia e rediocirurgia são tratamentos «muito diferentes», começando pelo facto de a radiocirurgia implicar «uma deslocação única do doente».

«Houve um concurso, Espanha ganhou, de forma legal, e nós temos de cumprir as condições desse concurso», explicou, então, Horácio Guerreiro, diretor clínico.

O PSD não se conforma com este argumento.

«Não deixa de ser curioso que o CHUA venha agora defender com a maior naturalidade a construção de um centro oncológico no Algarve, mas nunca acautelou que os tratamentos de radiocirurgia fossem realizados na região. E mais grave é ter afirmado que estes tratamentos seriam sempre realizados no Algarve», acusa o deputado Rui Cristina. «

«Os algarvios merecem mais e melhor e merecem, sobretudo, um serviço de saúde com qualidade e de proximidade, onde possam ser tratados sem estarem sujeitos a deslocações de centenas de quilómetros», acrescenta.

Para os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos, além dos esclarecimentos do CHUA, «é importante obter o testemunho das várias organizações sociais da região que têm alertado o País para a injustiça desta situação, assim como a Entidade Reguladora da Saúde, enquanto entidade administrativa independente à qual cabe a supervisão da atividade e funcionamento dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde no que respeita à garantia dos direitos relativos ao acesso aos cuidados de saúde, à prestação de cuidados de saúde de qualidade, bem como dos demais direitos dos utentes».

 

 



Comentários

pub