Curso de Medicina da UAlg já tem candidaturas abertas para o próximo ano letivo

Candidaturas para o ano letivo 2023/2024 decorrem até 5 de Dezembro

O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve já tem as candidaturas abertas para o ano letivo 2023/24, que decorrem até ao próximo dia 5 de Dezembro.

Este curso, que comporta o ensino clínico desde o 1.º ano, e se destina apenas a estudantes já licenciados, terá no próximo ano letivo 80 vagas.

O curso tem a duração de quatro anos e um programa baseado em Problem Based Learning (PBL).

«Embora a maior parte destas características não seja inovadora por si só, dado que outras escolas médicas estrangeiras as aplicam de uma ou de outra forma, a integração de todas elas no mesmo curso de Medicina só se verifica na UAlg», refere a instituição de ensino em nota.

Outra grande diferença em relação aos diversos cursos de Medicina nacionais relaciona-se com os critérios de seleção. Além de ser necessário deter uma licenciatura, os candidatos são submetidos a uma primeira fase de avaliação das suas capacidades cognitivas e linguísticas e a uma baseada na avaliação dos valores humanos.

O contacto precoce com a Medicina Geral e Familiar é outro dos fatores diferenciadores. Dado que «os cuidados de saúde primários são a pedra basilar para a promoção da saúde e para o controlo da doença em sociedades como a portuguesa», o curso da UAlg pretende «educar os futuros médicos para uma abordagem alargada à pessoa e à comunidade».

«Com uma boa parte do seu corpo docente acreditado em Educação Médica pela Associação Europeia de Educação Médica, a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento da região do Algarve como um local atrativo para a prática da Medicina e formação de jovens médicos», conclui a Universidade do Algarve.

As candidaturas podem ser efetuadas aqui.



Comentários

pub