CIMA da UAlg e CCV do Algarve lançam “O Litoral para Crianças” no YouTube Kids

Série visa explicar o que é o litoral, qual a sua dinâmica, os vários ambientes que o compõem

A série de animação “O Litoral para Crianças”, produzida pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg) e pelo Centro de Ciência Viva do Algarve, em colação com parceiros da Espanha e Escócia, estreou-se no canal YouTube Kids, no dia 17 de Novembro. 

As duas entidades algarvias, em colaboração com a Universidade de Cádis (Espanha), a Universidade de Stirling (Escócia), produziram esta série que «explora diferentes aspetos da dinâmica das zonas costeiras e destina-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os episódios são narrados por crianças cujos pais pertencem a centros de investigação da UAlg».

«Em cinco curtos episódios explica-se o que é o litoral, qual a sua dinâmica, os vários ambientes que o compõem (destacando os que se localizam no Algarve), como é que as pessoas afetam o litoral e o que se pode fazer para protegê-lo», enquadrou a UAlg.

Os vídeos e o seu conteúdo são de acesso livre e podem ser vistos com ou sem supervisionamento parental e também em contexto educativo. De resto, «os episódios piloto estão já a ser usados por uma turma da escola E.B.1/J.I. n.º 6 de Olhão, para o desenvolvimento do tema nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC)».

As animações são uma adaptação para português e para Portugal da versão original inglesa “Coasts for Kids”, produzida em 2021, sob iniciativa de Irene Delgado-Fernandez, na Edge Hill University (Inglaterra).

A versão original foi desenvolvida como parte de uma experiência colaborativa entre crianças e suas famílias, investigadores, professores, artistas, gestores e ilustradores. Estão previstas mais adaptações para outros países e noutras línguas.

Ana Matias, investigadora responsável por esta série, considera que «muitas crianças associam o litoral a brincadeira, férias, liberdade e associam as animações a descontração e divertimento. As duas coisas juntas abrem-nos as portas para estimular a curiosidade e o conhecimento acerca das zonas costeiras e chamar a atenção para os desafios que elas enfrentam».

Irene Delgado-Fernandez, criadora da série original acrescenta que «o litoral tem paisagens espantosas, uma enorme variedade de habitats e está em constante mudança. Com estas animações o nosso objetivo é que as crianças desde tenra idade, bem como os adultos que os acompanham, desenvolvam uma melhor compreensão da dinâmica da zona costeira e uma maior consciência das ameaças a que o litoral está exposto, e até, quem sabe, inspirá-las a serem cientistas e professores nesta área científica».

“O Litoral para Crianças”, um produto de comunicação de ciência, teve apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do projeto ENLACE – Exploring new approaches to simulate long-term coastal evolution.

 

 

 



Comentários

pub