CCDR aprova plano para aumentar eficiência energética e hídrica

Para o triénio 2022-24

Reduzir consumos energéticos, hídricos e de materiais e diminuir as emissões de gases de efeito de estufa é o grande objetivo do Plano de Eficiência ECO.AP 2030 para o triénio 2022-2024, que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve aprovou recente.

Para atingir estes objetivos, esta entidade vai promover «o aumento da incorporação de fontes de energia renováveis em regime de autoconsumo e da participação da CCDR na melhoria da eficiência de recursos e a redução».

Este documento dá cumprimento ao previsto a uma resolução do Conselho de Ministros de 2020, onde eram elencados os seis objetivos prioritários do plano.

O primeiro objetivo apontado é o de «concluir a certificação energética dos edifícios abrangidos pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE)».

A resolução também preconizava o aumento da incorporação de energias renováveis no consumo final de energia através soluções de autoconsumo e armazenamento, da eficiência hídrica e da eficiência material.

«Capacitar e sensibilizar os trabalhadores sobre a eficiência energética, hídrica e de materiais» e «comunicar a estratégia da área governativa no âmbito ECO.AP 2030» são os outros objetivos.

Nos dois edifícios que acolhem os serviços da CCDR, na Praça da Liberdade e o Palácio Doglioni, ambos em Faro, esta entidade pretende «reduzir em 20% os custos de funcionamento em energia e em 7% a emissão de gases com efeito estufa».

 



Comentários

pub