Casa Museu João de Deus reabre «mais funcional e moderna» depois de obras

João de Deus, pedagogo da “Cartilha Maternal”, era natural de São Bartolomeu de Messines

A Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, 7 de Novembro, após obras «de fundo» que a tornaram «mais funcional e moderna». 

Entre as novidades está a criação de uma «nova sinalética que chamará a atenção dos visitantes e utentes para a nova e discreta entrada deste espaço que, a partir deste dia, far-se-á pela Rua do Arco».

O percurso de visita passa também «a ser auxiliado pelas letras da Cartilha Maternal que orientarão e guiarão os seus visitantes».

Por outro lado, é de realçar que, ao longo de diversos meses, foram realizados diversos trabalhos de reabilitação e beneficiação do edifico, além dos tratamentos, preservação e salvaguarda do acervo documental e museográfico da casa.

Estes trabalhos permitem à Casa Museu João de Deus «apresentar novos espaços reorganizados e novos serviços, nomeadamente com a disponibilização, em suporte digital, de diversas obras existentes no seu acervo documental».

Também a zona de receção foi alvo de remodelação, passando aqui a funcionar não só os serviços de atendimento ao público mas, também, um espaço de loja, onde os visitantes poderão adquirir diversas publicações municipais e peças de merchandising alusivas ao poeta e pedagogo.

Foram ainda criadas uma zona de coworking (destinada a utilização por todos os que necessitem de um espaço para trabalhar) e uma zona exclusiva de reserva dedicada ao espólio fotográfico da Casa Augusto / Augusto Pires Martins.

Este novo espaço permitirá à Casa Museu ter um serviço semelhante a uma fototeca, disponibilizando milhares de negativos de fotografia com reportagens de casamentos, batizados e festividades registadas por este fotógrafo local, entre 1950 e 2001.

«O embelezamento dos espaços exteriores (pátios) e a remodelação e modernização ao nível da sinalética dos espaços expositivos, das condições de acesso wi-fi, das zonas de trabalho e de iluminação das zonas expositivas, foram outras das intervenções que merecem ser alvo de visita a esta “nova” Casa Museu João de Deus», diz a Câmara de Silves.

A reabertura será assinalada com um concerto de jazz com o Trio Timewheel da Orquestra de Jazz do Algarve, às 18h30, iniciativa comemorativa dos 25 anos deste espaço cultural.

 



Comentários

pub