Campanha do Banco Alimentar do Algarve aumenta recolha para 140 toneladas

No Algarve, a campanha decorreu em 143 superfícies comerciais e nos dois armazéns, de Faro e Portimão

O Banco Alimentar do Algarve recolheu, no sábado e domingo, cerca de 140 toneladas de alimentos nas lojas, mais 26 toneladas que na campanha de Maio passado.

A nível nacional, os vários Bancos Alimentares contra a Fome conseguiram angariar 2086 toneladas de alimentos, o que representa um aumento de 24% em relação à campanha realizada em igual período de 2021.

A segunda campanha de recolha de alimentos do ano decorreu em cerca de dois mil supermercados de todo o país, envolvendo perto de 40 mil voluntários dos 21 Bancos Alimentares espalhados pelo país.

No Algarve, a campanha decorreu em 143 superfícies comerciais e nos dois armazéns, de Faro e Portimão.

Segundo o Banco Alimentar algarvio, «os alimentos angariados começarão a ser distribuídos, a partir desta próxima semana, a 126 Instituições de solidariedade social» em toda a região.

Cerca de 23.987 pessoas com carências alimentares comprovadas vão receber cabazes ou refeições confecionadas.

 

 

Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve, sublinha que «a união de todos os voluntários permitiu a realização de mais uma campanha solidária com enorme sucesso».

O responsável mostrou-se «muito satisfeito pelos resultados alcançados», numa campanha que envolve tarefas como «a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, a pesagem e a separação dos produtos».

«Obrigado a todos os voluntários e a todos os algarvios que doaram produtos Juntos, continuaremos a alimentar a esperança», acrescentou Nuno Cabrita Alves.

A nível nacional, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome sublinhou “as necessidades acrescidas de apoio com que se confrontam muitas famílias portuguesas, cujos rendimentos se veem cada vez mais pressionados devido ao aumento generalizado dos preços e das taxas de juro”.

O presidente da República, que visitou no sábado o Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, testemunhou a “solidariedade única” dos portugueses na campanha, lembrando o “número muito elevado” de pessoas carenciadas.

“Recordaria que esta campanha se dirige a quase meio milhão de portugueses, quatrocentos e tal mil, em 10 milhões é um número muito, muito elevado”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final da sua visita.

O presidente da República salientou que quem doou alimentos sabe que está a ajudar “muita gente, é um número muito significativo de pessoas que estão em pobreza alimentar, ou em situação de risco de pobreza alimentar”, muito necessitadas e muito carenciadas.

 

 

A ajuda não pode parar: Junte-se à campanha «Ajuda Vale» e «Online»

Se ainda não contribuiu para a campanha do Banco Alimentar do Algarve, através da doação direta de alimentos, será ainda possível contribuir através da campanha «Ajuda Vale» até ao dia 4 de dezembro.

Nas caixas de supermercados, estarão disponíveis os vales, tendo cada um deles um código de barras específico para os produtos que quiser doar.

Se, porventura, não se conseguir deslocar aos supermercados no dia da campanha ou caso resida ou se encontre fora de Portugal, poderá utilizar o portal de doação «Online» também até ao dia 4 de dezembro: www.alimentestaideia.pt

 



Comentários

pub