Câmara de Lagoa financia reabilitação da Igreja de Estômbar em 300 mil euros

Igreja está classificada como Monumento Nacional

A Câmara de Lagoa vai dar um apoio de 300 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar para ajudar a pagar o restauro da cobertura e das fachadas desta igreja, também conhecida por Matriz de Estômbar ou Igreja de São Tiago Maior, que está classificada como Monumento Nacional desde 1984.

O facto deste ser um elemento patrimonial de «interesse municipal» é, de resto, a justificação dada pela autarquia para este investimento.

Segundo a Câmara de Lagoa, esta é uma obra «há muito reivindicada pela população de Estômbar, uma vez que o telhado da igreja se encontrava em muito mau estado e colocava em causa a segurança de pessoas e bens da própria igreja, tais como a talha dourada e os elementos decorativos lá existentes».

 

 

O mau estado em que se encontrava o templo, fruto «da natural degradação do uso e do tempo», levou o município a encomendar um estudo e a fazer um levantamento do edificado e dos bens móveis, intitulado “Projeto de consolidação estrutural, melhoria das acessibilidades, restauro e conservação de elementos arquitetónicos e bens artísticos da Igreja de Santiago de Estômbar”, que levou à atual intervenção no monumento.

«A reabilitação do monumento obrigou a um rigoroso estudo e à apresentação de uma proposta de empreitada às entidades de tutela do Património Cultural Português, designadamente a Direção Geral do Património Cultural e a Direção regional de Cultura do Algarve, que emitiram um parecer favorável à reabilitação», recorda a autarquia.

O trabalho que foi realizado permitiu «repor os valores cromáticos pré-existentes da fachada do monumento. Recorde-se que a última intervenção na fachada, registada na Direção Geral do Património Cultural, ocorreu no ano de 1987 com a reparação e pintura de portas e caiação de paredes exterior».

«Devido à sua antiguidade, composição eclética e transversal a distintos períodos e manifestações artístico-estilísticas, riqueza e beleza construtiva e decorativa, a Igreja Paroquial de Estômbar tem uma importância religiosa assinalável para as comunidades locais e regionais e uma relevância histórica e arquitetónica no panorama cultural nacional», concluiu a Câmara.

 

 



Comentários

pub