“Cachopo Natural” convida a subir a serra para descobrir riquezas do mundo rural

No domingo

Promover o património cultural e natural de «uma das mais tradicionais aldeias da serra algarvia» é o objetivo do evento “Cachopo Natural”, que vai decorrer na aldeia com o mesmo nome do concelho de Tavira, no domingo, dia 20 de Novembro.

Este evento convida «à descoberta do mundo rural, dos usos e práticas que passaram de gerações em gerações, da história, da arquitetura popular e dos genuínos sabores da nossa serra», segundo a organização.

Ao longo do dia, quem subir a serra até cachopo pode participar em diversas provas de trail, oficinas lúdicas e de música, bem como usufruir da gastronomia local.

Tudo isto no meio «de paisagens únicas» e através «da prática desportiva, essencial à saúde e bem-estar».

“Cachopo Natural” é uma organização da Junta de Freguesia de Cachopo e da Câmara Municipal de Tavira em parceria com Associação Recreativa da Freguesia de Cachopo-AFC, Companhia Intervenção Proteção e Socorro 18 UEPS/GNR, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, Orquestra de Jazz do Algarve, Centro Paroquial de Cachopo e Associação In Loco.

 

Programa:

– 9h00 – Trail Cachopo Solidário – Trail Running – Organização: Companhia Intervenção Proteção e Socorro 18 UEPS/GNR. Para inscrições, seguir este link.

– 10h00 – Oficina “Saúde é… MovIMento» – Organização: Curso de Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve

– 10h00 – Oficina de Cozinha Tradicional do Interior Algarvio – Organização: Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e cozinheiras da Freguesia de Cachopo

– 10h00 – Oficina de Ecoturismo e Desenvolvimento Local Sustentado –  Organização: Associação In Loco com a participação dos alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do algarve

– 10h00 – Oficina/Passeio Interpretativo “Património Cultural e Natural Circuito das Antas e Museus da Mealha – Organização: arqueóloga Vera Viegas com a participação dos alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do algarve

– 10h00 – Oficina “Como Funciona uma Banda? Posso Tocar? (trompete, saxofone, piano, contrabaixo, bateria e voz) Organização: Orquestra de Jazz do Algarve.

– 12h30 – Almoço Tertúlia – Cachopo Natural: Que futuro? – Antiga Escola Primária de Cachopo

– 15h30 – Concerto “Sol de Inverno” com Ana Rita Inácio e o Sexteto da Orquestra de Jazz do Algarve” – Cachopo Jazz ’22

Nota: As inscrições nas oficinas, almoço-tertúlia e concerto são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser feitas através do telefone 289 844 112.

 

 



Comentários

pub