Biblioteca de Portimão assinala centenário de Agustina Bessa-Luís

Este sábado , 5 de Novembro

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, vai assinalar o centenário de nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, a 5 de Novembro, promovendo um encontro com a presença da sua filha, a escritora Mónica Baldaque, e Pedro Mexia, crítico literário e leitor incondicional da homenageada.

A iniciativa decorre no âmbito do 29.º aniversário da biblioteca, com curadoria e moderação a cargo do jornalista Carlos Vaz Marques.

A iniciativa acontece a partir das 18h00, na sala multiusos da biblioteca, e abordará a vasta obra literária de Agustina, escritora de romances, contos, biografias e peças de teatro, tendo igualmente trabalhado nas redações de alguns jornais portugueses, onde escreveu crónicas, reportagens e entrevistas.

Além de evocar Agustina Bessa-Luís, nascida a 15 de Outubro de 1922 em Vila Meã, no Município de Amarante, o encontro terá como ponto alto o contributo de Mónica Baldaque, que em dois livros recentes sobre a mãe – “As Sibilas” (2022) e “Sapatos de Corda” (2020) – traçou esboços biográficos e diarísticos intercalados com ilustrações suas, constituindo um testemunho íntimo do universo e dos processos da progenitora enquanto pensadora e escritora.

 



Comentários

pub