Artistas de 12 nacionalidades vão estar em Loulé no festival Contrapeso

2ª edição do Festival realiza-se de 1 a 4 de Dezembro

O Festival Contrapeso regressa a Loulé, de 1 a 4 de dezembro, para a sua 2ª edição, este ano com uma programação internacional, com foco no teatro e no jazz, e que traz 25 artistas ao Algarve, de 12 nacionalidades distintas. 

França, Austrália, Suécia, Noruega, Chile ou Coreia do Sul convivem em placo, workshops de comédia física, ensaios abertos ou até numa exposição multimédia.

“From Paris With Love” é o tema desta segunda edição do Festival, inspirada nas origens dos seus diretores artísticos, Carolina Santos e Marco Martins, apresentando espetáculos e artistas com quem se cruzaram quando viviam em Paris, e que, de algum modo, os influenciaram ou inspiraram.

O Festival arranca a 1 de Dezembro com a estreia nacional de “Scotland!, pela companhia britânica The Latebloomers, um espetáculo de comédia física para toda a família, que foi premiado nos nos festivais Fringe de Perth, Adelaide, Praga e Paris.

À noite, o pianista franco-grego Antoine Karacostas, apresenta-se em quarteto no Solar da Música Nova, o espaço destinado à programação musical do festival.

O australiano Sam Dugmore assume, no dia seguinte, o papel de maior herói de ação de todos os tempos em “Manbo” na Casa da Mákina e, mais tarde, o guitarrista francês Florent Souchet apresenta-se em trio com Anders Ulrich no contrabaixo e Guilhem Flouzat na bateria, para um concerto de composições intransigentes, onde a linguagem nuclear do jazz se alia a uma constante busca por novas sonoridades.

A comédia física sobre um velho solitário e um cão “sem-abrigo” que se tornam amigos e que decidem entrar no mundo das danças de salão, intitulada “Strictly Come Barking” e protagonizada pelos comediantes Jonathan Tilley e Oliver Nilsson estreia-se na Casa da Mákina no dia 3 de Dezembro.

 

 

À noite, no Cineteatro Louletano, a aclamada companhia Plexus Polaire, que na sua última passagem por Portugal, no âmbito do Fimfa LX21, esgotou o Teatro Nacional D. Maria II com “Moby Dick”, apresenta o espetáculo “Dracula – Lucy’s Dream”, em estreia nacional, através de marionetas de tamanho humano e a dupla presença do ator-marionetista.

A programação do Festival Contrapeso termina no dia 4 com o concerto do baixista e compositor Marco Martins (cofundador da Mákina de Cena), que no festival apresenta “Roadbook Revisited”, um projeto que percorreu vários clubes, festivais e auditórios em França, Espanha e Portugal e que agora volta a reunir-se com grande parte do coletivo original, num revisitar do disco que marca Martins como criador de paisagens sonoras, sempre em ligação ao universo jazzístico.

Além da programação de espetáculos, o Festival Contrapeso programa, de 1 a 4 de Dezembro na Casa do Meio-Dia, a exposição “Arquivo Samotrácias”, uma visão documental do fotógrafo e videasta João Catarino sobre a temática da migração no feminino, composto por instalações multimedia.

Há ainda um workshop de comédia física, orientado pela companhia The Latebloomers, onde serão explorados vários exercícios de teatro desenvolvidos na École International de Jacques Lecoq, em Paris.

Por fim, realizar-se-á um ensaio aberto dirigido a estudantes do Conservatório de Música de Loulé, em que se partilham processos de improvisação e interpretação dos temas do álbum “Roadbook” de Marco Martins (baixo), contando com Leon Baldesberger (trompete), Pierre Bernier (saxofone), Florent Souchet (guitarra) e Simon Bernier (bateria).

O Festival Contrapeso realiza-se em Loulé no Cineteatro Louletano, Auditório do Solar da Música Nova, Casa da Cultura de Loulé, Casa do Meio-Dia e Casa da Mákina.

Programa 

1 Dezembro, 17h00 – Cineteatro Louletano
Scotland!, The Latebloomers – teatro / estreia nacional

1 Dezembro, 21h30 – Solar da Música Nova
Antoine Karacostas Quartet – jazz / estreia nacional

2 Dezembro, 19h00 – Casa da Mákina
Manbo, Sam Dugmore – teatro / estreia nacional

2 Dezembro, 21h30 – Solar da Música Nova
Florent Souchet Trio – jazz / estreia nacional

3 Dezembro, 11h00 – Casa da Mákina
Stricktly Barking, Jon and Ollie – teatro / estreia nacional

3 Dezembro, 21h00 – Cineteatro Louletano
Dracula – Lucy’s Dream, Plexus Polaire – teatro / estreia nacional

4 Dezembro, 17h00 – Solar da Música Nova
Roabook Revisited, Marco Martins – jazz

 

Programa Paralelo 

1 a 4 Dezembro, Casa do Meio-Dia
Arquivo Samotrácias – exposição

3 Dezembro, 15h00 às 19h00 –  Casa da Cultura de Loulé
Comédia Física, The Latebloomers – workshop

3 Dezembro, 17h00 às 18h00 – Solar da Música Nova
Roabook Revisited, Marco Martins – ensaio aberto



Comentários

pub