Algarve mantém 8 restaurantes com estrela Michelin e ganha um Bib Gourmant

Lista do Guia Michelin foi ontem à noite anunciada, na cidade espanhola de Toledo

Oito restaurantes do Algarve mantêm as suas estrelas Michelin, dois deles com 2 estrelas, os restantes apenas com uma. Mas há também um novo restaurante galardoado, com o símbolo Bib Gourmand.

Os restaurantes que se mantêm estrelados, na região algarvia, são: Ocean (do chef Hans Neuner, na Vila Vita, em Alporchinhos, Lagoa) e Vila Joya (Dieter Koshina, Albufeira), ambos com duas estrelas, e ainda A Ver Tavira (Luis Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Palmares, Lagos), Vistas (Rui Silvestre, Sesmarias, Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro, Lagoa), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil, Loulé) e ainda Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão), todos com uma estrela.

O concelho de Lagoa é o que tem mais restaurantes com estrela Michelin (dois), sendo que os restantes se espalham por Lagos, Portimão, Albufeira, Loulé, Tavira e Vila Real de Santo António.

O restaurante À Mesa, do chef João Dias, em Tavira, foi galardoado com o símbolo Bib Gourmand, que, na simbologia do Guia Michelin, significa uma boa relação entre qualidade e preço, mas que, nos bastidores, segundo o jornal Público, são já conhecidos como «as verdadeiras escolhas dos inspetores». Vem assim juntar-se aos restaurantes Avenida (Lagos), O Marinheiro (Albufeira) e Check-in (Faro), que já detinham esse galardão.

O chef Louis Anjos, do Al Sud, situado no golfe de Palmares, em Lagos, já reagiu à manutenção da estrela Michelin: “Estou muitíssimo satisfeito e realizado por mais uma conquista para o Al Sud Palmares. Seguimos uma filosofia que reflete a valorização da gastronomia portuguesa e dos produtos locais, numa busca pela autenticidade e pela recordação da memória do receituário típico da culinária algarvia. Assim, uma estrela Michelin para o Al Sud Palmares é uma certificação para a qualidade dos produtos regionais desta zona do país”.

Na gala ibérica de apresentação da nova edição do Guia Michelin, que decorreu ontem, terça-feira, em Toledo (Espanha), soube-se que Portugal passa a ter mais cinco novos restaurantes estrelados.

A partir da próxima edição, a apresentação dos novos guias deixa de ser conjunta para a Península Ibérica e passa a haver uma gala em cada um dos países.
O objetivo, segundo os responsáveis da publicação francesa, é “celebrar e valorizar a crescente excelência da cena gastronómica portuguesa”.

Na gala, Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin, disse que “queremos contribuir para a promoção de Portugal como destino gastronómico europeu incontornável”.

Poullennec considerou que esta edição 2023 do Guia para Portugal e Espanha “ilustra na perfeição a excelência, a criatividade e a audácia do panorama culinário em ambos os países, e o seu crescente e notável compromisso com uma abordagem gastronómica mais sustentável”.

 

Guia Michelin Portugal 2023
(ordem alfabética)

7 Restaurantes com 2 estrelas (2 no Algarve)
31 Restaurantes com 1 estrela (5 novos) (6 no Algarve)
7 Novos restaurantes com Bib Gourmand (1 no Algarve)

2 ESTRELAS
1. Alma (Lisboa)
2. Belcanto (Lisboa)
3. Casa de Chá Boa Nova (Leça da Palmeira)
4. Il Gallo d’Oro (Funchal)
5. Ocean (Alporchinhos, Lagoa)
6. The Yeatman (Vila Nova de Gaia)
7. Vila Joya (Albufeira)

1 ESTRELA
1. 100 Maneiras (Lisboa)
2. A Cozinha (Guimarães)
3. A Ver Tavira (Tavira)
4. Al Sud (Lagos)
5. Antiqvvm (Porto)
6. Bon Bon (Carvoeiro, Lagoa)
7. Casa da Calçada (Amarante)
8. Cura (Lisboa)
9. Eleven (Lisboa)
10. Encanto (Lisboa) – novo no guia
11. Eneko Lisboa
12. Epur (Lisboa)
13. Esporão (Reguengos de Monsaraz)
14. Euskalduna Studio (Porto) – novo no guia
15. Feitoria (Lisboa)
16. Fifty Seconds by Martin Berasategui (Lisboa)
17. Fortaleza do Guincho (Cascais)
18. G Pousada (Bragança)
19. Gusto (Almancil)
20. Lab by Sergi Arola (Sintra)
21. Kabuki Lisboa – novo no guia
22. Kanazawa (Lisboa) – novo no guia
23. Le Monument (Porto) – novo no guia
24. Loco (Lisboa)
25. Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu) – galardoado com Estrela Verde (Novidade)
26. Midori (Sintra)
27. Pedro Lemos (Porto)
28. Vila Foz (Porto)
29. Vista (Praia da Rocha, Portimão)
30. Vistas (Vila Nova de Cacela)
31. William (Funchal)

BIB GOURMAND – NOVIDADES 2023
(relação qualidade/preço até €35)
1. À Mesa – Tavira
2. Carnal – Lisboa
3. Gruta – Porto
4. Ofício – Lisboa
5. Rio by Paulo André – Vila do Conde
6. Semea by Euskalduna – Porto
7. Zunzum Gastrobar – Lisboa

 

Gala do Guia MICHELIN Espanha & Portugal 2023

 

 

 

 



Comentários

pub