Albufeira recebe visita oficial da delegação da Ilha do Sal

“Relações entre Albufeira e Sal vão ser reavivadas”, garante José Carlos Rolo

Albufeira recebeu esta quinta-feira, 3 de Novembro, uma visita oficial da delegação da Ilha do Sal, em Cabo Verde, e José Carlos Rolo frisou que «depois de um interregno imposto pela pandemia, as relações entre as cidades-irmãs Albufeira e Sal vão ser reavivadas». 

A cidade algarvia recebeu uma comitiva daquela ilha cabo-verdiana, no âmbito do intercâmbio que foi estabelecido há 25 anos entre estes dois Municípios, através do acordo de geminação então assinado.

No Salão Nobre, José Carlos Rolo apresentou o atual executivo à comitiva composta por Júlio Lopes dos Reis, presidente da Câmara Municipal do Sal, Euclides do Rosário, vereador do Desporto e Juventude, e pelos assessores Altino Ferreira e Ildo Rocha.

Durante a cerimónia, o autarca salientou que «o reforço e a manutenção da Língua Portuguesa» tem sido um aspeto primordial dentro dos que têm sido estabelecidos, e lembrou ainda algumas das obras feitos pelo Município de Albufeira naquela ilha cabo-verdiana, nomeadamente a Ludoteca de Santa Maria, o Centro Social Pedra de Lume e rede de saneamento, entre outras.

«De todas as relações com os países da Lusofonia, creio que Cabo Verde é aquele país com quem Portugal mais se identifica», salientou ainda José Carlos Rolo.

Júlio Lopes corroborou este ponto de vista, salientando que «quando os portugueses chegaram a Cabo Verde, não havia nenhum povo, havia apenas pedras, pelo que o povo cabo-verdiano resulta de uma miscigenação entre Europa e África e as suas marcas ancestrais estão ainda no funaná, essa dança ao ritmo de ferrinhos do norte de Portugal, assim como o crioulo, corruptela do modo de falar no norte português, com o uso dos ‘b’s’ e a supressão dos sufixos».

 

 

Num plano mais estrito, o autarca salense considera que as relações entre Sal e Albufeira vão além das áreas estabelecidas há 25 anos, porque «esta nossa ligação é de ordem ontológica».

Em nota, o Município de Albufeira refere que no âmbito das Relações Internacionais, esta cidade tem acordos de geminação com Dunfermline – Fife (Escócia; acordo firmado em 13/05/1996), com a Ilha do Sal (Cabo Verde – acordo assinado a 29/06/1997) e com Linz (Áustria, acordo datado de 31/01/2008 e ratificado a 22/05/2009), privilegiando as áreas da Cultura, Desporto, Turismo, Juventude e Tecnologias. Além dos acordos de cooperação estabelecidos com Sevilha (consórcio de Turismo, desde 19/03/2019) e com Pontevedra (Députation Provincial – Vigo, desde 30/10/2009).

O vereador Euclides do Rosário mostrou-se agradado por estarem a ser retomadas as visitas entre ambas as cidades e o seu homónimo, que para além dos pelouros da Juventude e Desporto, também é responsável pelas Relações Internacionais, Cristiano Cabrita, disse que «Albufeira está pronta para colaborar em novos projetos no âmbito da presente geminação».

No final da receção, foram entregues lembranças à comitiva salense, nomeadamente um astrolábio, remetendo simbolicamente para as marcas da História.



Comentários

pub