Albufeira celebra Dia da Floresta Autóctone com plantação de árvores

Alunos da Escola EB 2,3 de Paderne plantaram várias alfarrobeiras e romãzeiras

O Município de Albufeira celebrou o Dia da Floresta Autóctone esta quarta-feira, 23 de Novembro, com a plantação de várias alfarrobeiras e romãzeiras na zona exterior da Escola EB 2,3 de Paderne.

O evento, que já vai no segundo ano consecutivo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, da vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro da Educação, de Vítor Ferraz, diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, e de alguns técnicos do Município.

Este ano, a comemoração da data enquadra-se no âmbito do Projeto Aspirante a Geoparque Algarvensis e do Programa Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses e contou com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que cedeu as árvores que foram plantadas no recinto da escola.

José Carlos Rolo, autarca de Albufeira, aproveitou a oportunidade para mencionar que «a iniciativa enquadra-se no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa, essencialmente, a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas que cada vez mais se fazem sentir».

 

 

Durante a iniciativa o presidente questionou as crianças sobre as árvores autóctones da região, explicou o processo de plantação e os cuidados a ter para que as árvores cresçam saudáveis, enfatizando a preocupação com as alterações climáticas, a falta de água e a preservação dos ecossistemas.

Na sequência da iniciativa, o edil lança um apelo para que todos os cidadãos tenham um papel ativo na preservação e conservação do meio ambiente, «protegendo e restaurando de forma sustentável o património natural do concelho».

O Dia da Floresta Autóctone foi instituído com o objetivo de promover a importância das florestas naturais, bem como a sua conservação, nomeadamente das espécies que fazem parte do património natural.



Comentários

pub