Academia Portuguesa da História premeia obras de 4 autores algarvios

Obras que traduzem a investigação dos quatro algarvios em diversas áreas da história

A Academia Portuguesa da História premiou, este ano, obras de quatro investigadores algarvios: Andreia Fidalgo, Carla Vieira, Maria Graça Ventura e Nelson Vaquinhas.

Depois de já ter sido noticiado que Maria da Graça Ventura viu o seu livro «Por Este Mar Adentro» ser distinguido com o prémio «História da Presença de Portugal no Mundo», da Fundação Calouste Gulbenkian, são também já conhecidos os nomes de três outros investigadores do Algarve premiados.

 

Carla Vieira foi agraciada com o prémio «História da Europa», igualmente da Fundação Calouste Gulbenkian, com o seu livro «Nação entre Impérios: Judeus Portugueses e a Aliança Luso-Britânica (Século XVIII».

Carla Vieira é investigadora integrada doutorada do CHAM — Centro de Humanidades e bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.

É ainda investigadora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (CESAB) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É também investigadora principal do projeto Western Sephardic Diaspora Roadmap, financiado pela Rothschild Foundation Hanadiv Europe. É também editora da revista Cadernos de Estudos Sefarditas, editada pelo CESAB.

 

 

A Academia Portuguesa da História distinguiu igualmente o livro «Mesa da Consciência e Ordens Militares. O Sistema de Informação (século XVIII)», de Nelson Vaquinhas, com o Prémio «CTT – Correios de Portugal, S.A. – D. Manuel I».

Nelson Vaquinhas, doutorado em Ciências da Informação e da Documentação (Universidade de Évora, 2018), é membro integrado doutorado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Por seu lado, o júri do Prémio «Pina Manique. Do Iluminismo à Revolução Liberal» deliberou atribuir o prémio à tese de doutoramento de Andreia Fidalgo, sobre «A Restauração do Reino do Algarve: reformismo económico nos finais do Antigo Regime», apresentada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Andreia Lopes Fidalgo é professora auxiliar convidada na Universidade do Algarve.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na Academia Portuguesa da História, em Lisboa, no dia 7 de dezembro, às 15 horas, contando com uma intervenção de D. Tolentino de Mendonça.

 

 

 



Comentários

pub