1240 alunos do Agrupamento de Escolas Rio Arade participam no exercício «A Terra Treme»

«A Terra Treme» é um exercício a nível nacional para Sensibilização para o Risco Sísmico

 

Todas os estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Rio Arade (concelho de Lagoa), desde o do pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico, participaram, no dia 9 de novembro, às 11h09, no exercício público «A Terra Treme».

Naquele agrupamento, o exercício envolveu toda a comunidade escolar, ou seja, 1240 alunos, 100 docentes e 77 não docentes.

«A Terra Treme» é um exercício a nível nacional para Sensibilização para o Risco Sísmico, e decorre em escolas de todo o país.

O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença para quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrolou-se durante um minuto, tendo os participantes, individual ou coletivamente sido convidados a executar os três gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, na qual o Município de Lagoa se associou, bem como o Agrupamento de Escolas Rio Arade.

Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.

 



Comentários

pub