Teatro infantil «À Tona da Água» sensibiliza crianças para poupar água

Peça pretende «inspirar as crianças e uni-las na missão da poupança e preservação de água»

Uma peça de teatro infantil inspirada no Conto de Natal de Charles Dickens, para levar a mensagem da poupança da água aos alunos do 1º ciclo, é a nova proposta do projeto de educação ambiental da Águas do Algarve “Desafio da Água”, que entra no novo ano letivo com atividades direcionadas para as escolas.

«Depois do sucesso do Torneio e do Dia na Praia da Gaivota, em Quarteira, vamos continuar a incentivar as crianças a terem um pensamento coletivo no que toca à questão dos recursos hídricos», salienta Teresa Fernande, porta voz da empresa Águas do Algarve.

E se, em Março, a atividade era um torneio, «em Outubro, teremos, além de um jogo de tabuleiro “Quanto poupas”, um Roadshow de atividades “Água: o centro do meu ecossistema” que pretende alertar e sensibilizar os mais novos para os seus consumos de água, visíveis ou invisíveis, ao longo das suas rotinas, em casa e na escola», acrescenta.

É integrada nesse Roadshow que será apresentada a peça de teatro “À Tona da Água”, que pretende «inspirar as crianças e uni-las na missão da poupança e preservação de água».

A grande estreia acontecerá esta segunda-feira, 3 de Outubro, em sessão dupla na Biblioteca Municipal de Castro Marim, em que, com o apoio do Município, os alunos de Castro Marim e Altura terão a oportunidade de assistir à peça “À Tona de Água” além do roadshow de atividades.

Também a 18 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Faro, e, a 26 de Outubro, em Alcoutim, haverá representações da peça.

Além destes municípios, o Roadshow de atividades e teatral irá decorrer em todos os concelhos do Algarve.

A peça de teatro terá a duração média de 45 minutos e será depois disponibilizada online para todos os que quiserem assistir.

Sinopse da peça «À Tona da Água»:

Rico e abastado, rabugento e negligente, para o Sr. Ezequiel a água não é um problema. Mas, para a sua escriturária, a água é um bem preciso que deve ser protegido a todo o custo.

Tal como no conto original de Charles Dickens, aqui o Sr. Ezequiel também será́ visitado por espíritos: um leva-o ao passado, recordando-o de tudo o que aprendeu na escola sobre a gestão da água, e outro, leva-o ao futuro, mostrando as consequências das suas ações no ambiente e nas pessoas e animais de quem gosta.

Por fim, volta ao presente onde pode de facto tomar uma posição para evitar que aquele futuro se torne realidade.

 
 



Comentários

pub