Sardinha do Algarve na National Geographic internacional pelo olhar de João Rodrigues

Esta é a primeira vez que um fotojornalista português consegue publicar na prestigiada revista

Foto: João Rodrigues | National Goegraphic

João Rodrigues, biólogo marinho e fotógrafo subaquático português, radicado no Algarve, acaba de publicar uma reportagem sobre com o título «Can Portuguese sardines make a comeback?», na edição internacional da revista National Geographic. João Rodrigues é mesmo o primeiro fotojornalista português a alcançar este feito.

João Rodrigues, mestre em Biologia Marinha, fundador da produtora algarvia Chimera Visuals, adiantou ao Sul Informação que «as fotografias foram captadas no Algarve, tanto no mar, como a bordo de embarcações de pesca da região», e ainda em fábricas (Conserveira do Sul) e na Estação Piloto de Piscicultura de Ohão.

A reportagem (texto e fotografias) tinha sido publicada primeiro na edição portuguesa da National Geographic, em Março cde 2021, tendo agora sido publicada na edição internacional da revista em Setembro passado.

«Esta que é uma das maiores conquistas da minha carreira profissional tem um gosto triplamente especial porque constatei, uma vez mais, que a Ciência e Conservação Marinha do nosso país conseguem ser de extrema qualidade, quando o consenso entre as várias partes impera».

 

 

Por outro lado, sublinhou, trata-se de «uma história 100% portuguesa», que «chegou finalmente à maior casa de comunicação de ciência do mundo, provando-me que os sacrifícios valem a pena».

«O ciclo incrível da sardinha portuguesa» (título da versão portuguesa) é, segundo o biólogo e fotógrafo «uma reportagem de esperança!».

É «uma prova da extraordinária capacidade de adaptação dos portugueses face às adversidades, que, embora a custo, conhecem bem as vantagens de tornar proibido o fruto mais apetecido. Se a comunidade, a indústria, a política e a ciência continuarem de mãos dadas, um dia será possível voltarmos a ver a rainha do mar lusitano erguida no seu merecido trono», acrescenta.

O autor termina agradecendo «a todos aqueles que seguem e apoiam o meu trabalho! Prometo continuar a tentar seduzir-vos com a magia e singularidades do nosso mundo marinho, na esperança de que os laços entre as pessoas e a Natureza se estreitem cada vez mais».

Mas agradece também de forma especial «ao Gonçalo Pereira Rosa e toda a equipa da revista NatGeo PT. Na verdade, esta conquista não é minha. É deles. É nossa!».

Várias vezes premiado, João Rodrigues salienta que, «quem me conhece, sabe que os meus sonhos não têm limites e que, por isso, nunca estou plenamente satisfeito com os meus resultados. Mas, hoje, vou ter de parar, respirar e saborear bem acordado esta realidade que me enche de um orgulho monumental que não me cabe no peito e que me acalma com uma rara sensação de dever cumprido».

 

 

 



Comentários

pub