São Brás celebra igualdade com sensibilização e medida social ligada à higiene feminina

Medida foi lançada no Dia Municipal para a Igualdade

Ações de sensibilização sobre igualdade nas escolas e os primeiros passos de uma nova medida social de disponibilização de produtos de higiene feminina a jovens do concelho marcaram as celebrações do Dia Municipal para a Igualdade de São Brás de Alportel, no dia 24 de Outubro.

O projeto que foi posto em marcha visa garantir que as jovens de famílias com menos recursos económicos tem acesso aos produtos de higiene feminina de que necessitam.

No dia 24, reuniu-se pela primeira vez o grupo de trabalho encarregue de levar a medida a bom porto, que junta o Gabinete Municipal de Educação, a Unidade de Serviços Sociais e o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, «entidades que estão a elaborar as normas de atribuição do apoio e as bases do protocolo de parceria entre o município e o Agrupamento de Escolas», segundo a autarquia.

Esta parceria «deverá alargar-se a um conjunto mais diversificado de entidades, entre as quais a Associação de Pais e entidades na área da saúde, para uma intervenção que se deseja integrada, em prol da promoção da igualdade e da saúde de todos». acrescentou a Câmara de São Brás de Alportel.

 

 

Quanto ao ciclo de atividades nas escolas são-brasenses, pensado para «ajudar os mais novos a crescer com mais ferramentas de igualdade e inclusão para construírem um mundo onde todos possam verdadeiramente ser iguais em direitos e oportunidades», vai ser dinamizado até 31 de outubro, sob coordenação da Conselheira Municipal da Igualdade.

“Vamos diminuir os degraus da desigualdade” foi o repto que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançou este ano a todos os municípios portugueses.

Informar os/as cidadãos/cidadãs, sobre estas assimetrias, através dos dados desagregados por sexo, sobre igualdade e não discriminação e mobilizá-los/las para o combate às diversas discriminações em todas as dimensões e áreas da vida quotidiana são objetivos desta iniciativa.

 

 



Comentários

pub