Sagres tem mural que homenageia Festival de Observação de Aves

A obra é da autoria dos artistas plásticos Maria Nekh e Malte Oberquelle, ambos residentes em Vila do Bispo

Chama-se “Pássaros do Sul”, é um mural de arte pública que homenageia o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza e já pode ser apreciado no Jardim do Infante, em plena vila de Sagres. 

A obra é da autoria dos artistas plásticos Maria Nekh e Malte Oberquelle, ambos residentes em Vila do Bispo.

A iniciativa foi da Câmara Municipal, com produção da Avonde – Associação Cultural.

Nas palavras dos próprios autores, «para este mural, o nosso objetivo foi criar uma peça celebrativo do Festival de Observação de Aves que trouxesse alguma cor e alegria ao Jardim de Sagres».

«Durante a pesquisa espantou-nos a quantidade de tipos de aves e a variedade de formas e de cores que se observam nesta região, o que de imediato nos deixou muito interessados e motivados para que as pessoas que vissem o mural tivessem também esta sensação. Partindo daqui, discutimos qual seria a melhor forma de traduzir isto graficamente e tornou-se claro que teríamos muitas aves, muito diversas e coloridas», acrescentam.

«Nós queríamos criar algo que tivesse leitura ao longe e de perto, por isso, optámos por, de um lado da superfície da estrutura, fazer retratos de aves em perfil, que parecem estar em fila e a interagir entre si, e do outro, aves de diferentes tamanhos, algumas tão grandes que só se vê uma pequena parte do seu corpo, misturadas com manchas de cor que são o seu meio circundante», concluem.

 

 



Comentários

pub