“Quarteira Decide” vence menção honrosa por boas práticas de participação

O projeto Quarteira Decide é coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti

Quarteira é a primeira freguesia da Rede de Autarquias Participativas a vencer um prémio das boas práticas de participação. O projeto ‘Quarteira Decide’ foi distinguido esta quinta-feira, 20 de Outubro, com uma menção honrosa no âmbito do 5.º Encontro de Orçamentos Participativos, que decorreu na Nova SBE, em Cascais.

Em pouco menos de um ano, os moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, foram chamados a participar no ‘Quarteira Decide’, no qual, através de uma metodologia de Orçamento Participativo, puderam decidir e implementar os projetos que consideraram mais importantes e relevantes para a sua comunidade.

Cada bairro teve um orçamento próprio que foi debatido e consensualizado entre os moradores. Para acompanhar e facilitar este processo foram selecionados e capacitados tutores locais.

 

 

«Este prémio é deles: Érica, Giovanna, João, Miguel, Naina, Samuel, Taissa e Vasco. Os jovens tutores, que trouxeram mais união, harmonia e qualidade de vida e bem-estar, às suas zonas residenciais e respetiva comunidade», diz Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

«O Quarteira Decide veio demostrar que, faz cada vez mais sentido envolver a população, nas decisões para a melhoria da freguesia. Sermos participativos só nos traz benefícios, quer pela aproximação à comunidade, quer pela união que se constrói entre as pessoas», acrescenta o autarca.

O projeto Quarteira Decide é coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti.

 

Comentários

pub