Poesia, música e observação lunar marcam próximos dias da Festa dos Anos de Álvaro de Campos

Espetáculo poético e musical realiza-se já este domingo

Pedro Lopes, um jovem ator, autor, intérprete e violinista, vencedor do prémio Jovens Músico em 2013, vai protagonizar este domingo, 30 de Outubro, um espetáculo poético e musical que recria o Dia Triunfal (8 de Março de 1914), quando Fernando Pessoa criou os seus principais heterónimos.

O espetáculo decorre na Capela da Pousada do Convento da Graça, em Tavira, às 18h30, e é de entrada livre.

A esta iniciativa, que se insere no programa da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, organizada pela associação Partilha Alternativa, junta-se, no 1 de Novembro, na Rádio Movimento Online, a entrevista ao tradutor neerlandês Harrie Lemmens e à sua mulher, a fotógrafa Ana Carvalho, tendo como cenário a sua exposição na Casa Álvaro de Campos. A entrevista será passada às 21h00.

Na quarta-feira, 2, às 20h00, é a vez da Praça da República receber «Vem Noite Antiquíssima», com leitura coletiva do poema e observação lunar.

O mestre de cerimónias será Vitor Correia, que irá orientar a leitura do poema pelo público, linha a linha, em português ou inglês. De seguida, pode-se observar a lua pelo telescópio, sob orientação de Ricardo Freitas, do Centro Ciência Viva decTavira.

No dia seguinte, no Restaurante Nó de Gosto, Maria João Neves fará o público refletir sobre um tema encontrado na obra de Fernando Pessoa.

Nessa semana, a programação termina no domingo, 6 de Novembro, na Igreja da Misericórdia, com ROPOQ String Quartet.

ROPOQ é um quarteto de cordas de músicos profissionais residentes no Algarve. Para este concerto, os artistas prepararam um repertório que vai de 1890 (ano de “nascimento” de Álvaro de Campos) a 1935 (ano da morte de Fernando Pessoa), apresentando uma amostra do que terá sido, nesse período, a «expressão em ritmo, sem intermédio da ideia», a que se refere Pessoa.

Este ano, a Festa decorre entre 15 de Outubro e 30 de Novembro.

Todas as semanas, o Sul Informação trará mais novidades sobre o programa.

 



Comentários

pub