Pilar del Rio fala sobre Saramago e dá aula livre em Querença

O encontro de Querença integra as comemorações do Centenário de nascimento de José Saramago (1922-2022)

Pilar del Rio, antiga companheira de José Saramago, vai estar no próximo sábado, 29 de Outubro, em Querença, onde, além de uma aula livre, falará sobre o escritor português que foi Nobel da Literatura em 1998.

A aula livre de Pilar, sobre Deveres Humanos, está marcada para as 16h30, no auditório exterior junto ao Pólo Museológico da Água, já depois de uma sessão, às 15h30, dinamizada por Patrícia Amaral, onde serão contadas algumas das fábulas quase míticas dos Macondes, recolhidas e comentadas pelo professor Viegas Guerreiro.

Segue-se uma conversa a duas vozes: “Diálogos José Saramago”, por Andreia Fidalgo, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago.

Desta forma, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) diz que «promove mais uma Aula Livre, no espírito dos Estudos Gerais Livres – ensino não formal gratuito criado, em 1989, por Manuel Viegas Guerreiro, Agostinho da Silva e Alexandre Lafayette».

Já reformado, «Manuel Viegas Guerreiro organizava um conjunto de cursos, conferências e aulas com os maiores nomes da ciência nacional. A transferência de conhecimento ocorria em qualquer ponto do país, sem espaço para transações financeiras», recorda a FMVG.

No próximo sábado, o programa da FMVG prevê, pelas 18h00, a assinatura de um protocolo de cooperação institucional entre as Fundações Manuel Viegas Guerreiro e José Saramago.

O ato terá como cenário a biblioteca infanto-juvenil A Nossa Casa Comum e a Exposição Saramago, que reflete os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano pelas instituições que integram a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé, na sua maioria bibliotecas escolares que dinamizaram Saramago junto dos mais novos.

A mostra presente em Querença é a antestreia da exposição que será inaugurada no dia 3 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen.

Por fim, às 19h00, “Valsa para um andaluz” dá nome ao concerto que a Orquestra de Jazz do Algarve preparou para este dia. O tema foi composto por Hugo Alves, após Saramago ter recebido o prémio de Filho Predilecto da Andaluzia, atribuído pelo parlamento andaluz em 2007. A este tema, juntam-se outros que revisitam a música portuguesa, interpretados por músicos da Orquestra e pela voz de Ana Rita Inácio.

O encontro de Querença integra as comemorações do Centenário de nascimento de José Saramago (1922-2022).

 



Comentários

pub