Outubro começa com música e dança em Guadalupe e Sagres

Mês começa com três propostas

A programação de Outubro, nos monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, abre com um ciclo de concertos na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e com a apresentação do projeto “Encontro Secreto de Tango”, na Fortaleza de Sagres. 

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe, esta quarta-feira, dia 5, às 17h00, o primeiro concerto do ciclo de Concertos pela Artis XXI, com “O Quinteto de Sopros Artis XXI”.

O quinteto é constituído por Rute Gomes (flauta transversal), Catarina Silva (oboé), Patrícia Camelo (clarinete), Maria Castro (fagote) e Daniela Serafim (trompa).

No próximo domingo, dia 9, às 17h00, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe o espetáculo “Ensemble Armilar – Luzes e sombras”.

Este espetáculo contará com Catarina Carvalho (soprano), Ana Figueiras (flautas de bisel), Teresa Madeira (violoncelo barroco) e Elsa Mathei (cravo).

O ciclo de concertos pela Artis XXI é promovido pela Artis XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa, para o programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Já o projeto “Encontro Secreto de Tango” é apresentado na Fortaleza de Sagres, no sábado, dia 8, a partir as 14h30.

Trata-se de um projeto multidisciplinar, promovido por Eduarda Coutinho, de dança e cultura, que valoriza o património e a diversificação cultural no Algarve, promovendo a inovação cultural na divulgação do tango, património imaterial da humanidade.

Às 14h30, haverá uma aula de tango para iniciados; das 15h30 às 17h00, está prevista uma milonga musicada. Serão convidados três professores de tango, conhecidos e consagrados em toda a Europa, que são apaixonados pelo tango argentino e que se dedicam à sua divulgação com enorme sucesso. São eles Sónia Aires, Paulo Bernardo e Carlos Matias.

A abertura da exposição “La Boca” de Buenos Aires, de Dora Ponte e Eduarda Coutinho, está prevista para as 17h00. A exposição desenvolve um conceito que escolhe o desenho como expressão visual do tango.

A inscrição obrigatória pode ser feita para o e-mail [email protected] ou através do telefone 966713715.

A programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – com o tema “Patrimónios sem fronteiras” está disponível aqui.

 



Comentários

pub