Nuno Garcia Lopes apresenta livro “Os Balões que me ensinaram a voar” em Faro

Nuno Garcia Lopes ganhou recentemente o Prémio Literário Hugo Santos

Foto: Luís Ribeiro

O livro “Os Balões que me ensinaram a voar”, de Nuno Garcia Lopes, vai ser apresentado no dia 2 de Novembro, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.

Haverá duas sessões para escolas durante o dia e uma para famílias às 18h00.

Criado a pensar no público infantil, o livro parte de uma história verdadeira para falar sobre a morte e a forma de lidar com a ausência de alguém com quem convivíamos diariamente.

A história é a da Lena, como a conheciam as muitas dezenas de crianças que ao longo de uma década ajudou a crescer no ATL da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, em Tomar. Animadora daquele espaço, tendo sido uma das principais responsáveis pela sua instalação, foi vítima de síndrome de Evans, uma doença rara auto-imune, só diagnosticada muito tardiamente.

Nuno Garcia Lopes e Helena Marques casaram em 1999, no mesmo dia em que publicaram um livro em comum, “O sonolento hábito das casas”, com poemas dele e fotografias dela. O propósito de a homenagear, no dia em que completaria 50 anos de idade, levou-o à criação de uma obra com a colaboração da ilustradora Sara Brito e da designer Sylvie Lopes.

O livro, cuja 1ª edição esgotou, é uma publicação conjunta da Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania e da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira.

Nuno Garcia Lopes ganhou recentemente o Prémio Literário Hugo Santos.

 



Comentários

pub