Novo número da revista “Limoeiro Real” reúne contos, ensaios e poemas de 12 autores

Projeto é montado e editado em Tavira

Contos, ensaios e poemas de mais de 12 autores clássicos e contemporâneos. Eis o que se pode encontrar no segundo número da revista “Limoeiro Real”, com direção editorial de três tavirenses, e que já está em pré-venda.

Após esgotar o número inaugural, dedicado ao Verão, chega, no final do mês de Outubro, o segundo volume desta publicação, focada na literatura e na ilustração.

«Este projeto, montado e editado em Tavira e com uma tiragem de 400 exemplares, aposta num conjunto coeso de vozes, de diferentes tempos e geografias, que convergem e comunicam através de uma composição gráfica cuidada», diz a direção editorial.

Este número marca a chegada a Portugal de Daisy Hildyard, autora britânica que se tem destacado por uma ficção ensaística e cativante sobre o Antropoceno e sobre as mudanças climáticas. Estreia-se com “Desperdício”, um conto acerca da expectativa da maternidade e o preço da humanidade na Terra.

O leitor é introduzido ao trabalho visual de Djaimilia Pereira de Almeida, numa série de colagens a cores. Há um ensaio sobre a arte da tradução de Margarida Vale de Gato, a partir de um poema de Luiza Neto Jorge, bem como poesia inédita de Elisabete Marques, Ana Rafael Rosado e de Hugo von Hofmannsthal, expoente da Viena do final do século XIX. Através de um excerto apresentado pelos herdeiros, resgata-se o trabalho da romancista Alice Sampaio, autora de uma obra diversa que vai da ficção científica à autobiografia.

Estreiam-se também em Portugal, no novo número da Limoeiro Real, a poeta nova-iorquina Robin Myers e o peruano Mario Montalbetti, reconhecido investigador na área da linguística. Há uma evocação fúnebre do Dia dos Mortos, num conto do brasileiro Ricardo Domeneck, seguido por uma dissertação em verso acerca da posteridade, do prémio Nobel da literatura Knut Hamsun.

Na secção dedicada aos mais novos, o leitor encontrará poemas da autora infanto-juvenil Ana Pessoa e recortes de Hans Christian Andersen. A capa é da autoria da ilustradora chinesa-alemã Yuxing Li.

Com direção editorial dos tavirenses Inês Viegas Oliveira e Mariano Alejandro Ribeiro, a Limoeiro Real encontra-se em pré-venda até dia 12 de Outubro, com 20% de desconto sobre o preço de capa.

Pode ser adquirida aqui.

 



Comentários

pub