Neste Festival de Órgão cabem a corneta histórica, workshops e novas sonoridades

Há muitas novidades na 15ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve

Órgão de Tubos – Foto: Festival Internacional de Órgão do Algarve

Concertos em seis órgãos históricos, mas também num órgão portátil, oficinas de trabalho, uma visita ao interior destes instrumentos musicais e um concurso de fotografia são o “sumo” de mais uma edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, que vai decorrer de 4 a 26 de Novembro, em Igrejas de Faro, Portimão, Loulé/Boliqueime e Tavira.

Em 2022, o evento não só volta à sua versão “normal”, após dois anos em que a pandemia obrigou a mudanças de planos, como introduz muitas novidades.

Do vasto programa, que conta com 13 concertos e muitas atividades paralelas, constam propostas de órgão a solo, de música coral e de música de câmara. Como é tradição neste festival, haverá um instrumento convidado, para uma combinação inédita com o órgão, neste caso, a corneta histórica.

Mas haverá outras sonoridades a ser introduzidas, nomeadamente a de um órgão positivo – um instrumento que funciona como um grande órgão de tubos, mas que é portátil – e o «peculiar som do harmónio».

 

João Santos protagoniza o concerto de Abertura com o Coral Adágio, em Portimão

 

Estes espetáculos serão protagonizados pelos organistas João Santos, Laura Silva, António Pedrosa, André Ferreira, Rui Soares, Matteo Cordioli, João Vaz e Joris Verdin, que nem sempre se apresentarão a solo.

A programação conta ainda com a participação do Coral Adágio, do Coral Ossónoba, do Ensemble Mvsica Antiqva Porto, da cantora Michele Tomaz, do flautista Tiago Simas Freire e dos alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro.

O belga Joris Verdin, que, segundo a Música XXI, associação que promove o festival, «gravou mais de cinquenta CDs como solista, abrangendo várias épocas e estilos musicais», será o responsável por tocar o harmónio, num concerto com duas partes, que se dividirá entre este instrumento e o órgão histórico.

 

Joris Verdin

 

No ano em que o Festival de Órgão completa 15 anos, os organizadores quiseram fazer algo de especial. E foi assim que surgiu uma das atrações da edição de 2022: as oficinas de trabalho.

«Vamos fazer três workshops, dirigidos a professores, a alunos, até a técnicos de património que possam estar interessados no órgão ou nos instrumentos históricos», revelou ao Sul Informação Patrícia Neto Martins, da Música XXI.

«Duas das oficinas serão de órgão, uma com João Santos e outra com João Vaz, mas também teremos um workshop de corneta histórica e de flauta, com Tiago Simas Freire», aproveitando o concerto de música de câmara que decorrerá a 19 de Novembro, na Igreja do Carmo.

 

João Vaz

 

«Já tínhamos feito um workshop há uns anos, em Faro, por ocasião dos 300 anos do grande órgão da Sé de Faro. Agora, quisemos marcar os 15 anos do festival com mais workshops, porque julgamos que estas oficinas são muito interessantes para trazer público jovem e captar entusiastas para estes instrumentos».

No campo das novidades, será realizada a 17 de Novembro uma visita ao interior dos órgãos em Tavira, um circuito «que passará por três igrejas. Dir-me-ão: “três? Mas nós só temos concertos em duas igrejas de Tavira”. Sim, é verdade, mas vamos acrescentar o Carmo de Tavira, que há de ter o seu órgão, que está numa fase última de preparação. Vai ser possível ver o esqueleto que já há e visualizar o instrumento que vai ser lá montado em breve».

«Essa visita em Tavira passa primeiro pela Igreja da Misericórdia. Depois vamos à Igreja de Santiago e terminamos na Igreja do Carmo. Vamos ver se não chove para não prejudicar esse circuito a pé», descreveu Patrícia Neto Martins.

Patrícia Neto Martins – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Outra «coisa interessante» da programação do 15º Festival Internacional de Órgão do Algarve é o facto de, pela primeira vez, ser possível ter «um cheirinho do que poderá ser um futuro órgão da Igreja Matriz de Loulé, que será mesmo só um cheirinho em termos sonoros, uma vez que ainda não sabemos como será este instrumento».

«Vamos ter um concerto com um órgão positivo, portátil, acompanhado por violinos e pela voz de uma soprano, nesta igreja», que poderá vir a ser a casa de um órgão de tubos que a Câmara de Loulé pondera encomendar, estando já a fazer prospeção de mercado.

A encerrar o festival, e «se tudo correr conforme o previsto, vamos ter em Tavira e aqui em Faro, um harmónio, nos dias 25 e 26 de Novembro», no concerto que será protagonizado por Joris Verdin.

«Este é um instrumento que se presta a outro tipo de reportório, designadamente o período romântico, com obras como as que foram compostas por românticos franceses como César Franck e Camille Saint-Saëns. Tem uma sonoridade diferente, muito imitativa da voz humana, com os seus vibratos», resumiu Patrícia Neto Martins.

 

Laura Silva

Este ano, a Música XXI decidiu ainda associar um concurso de fotografia ao Festival de Órgão.

«O tema é o órgão de tubos e qualquer pessoa, no horário de funcionamento das igrejas, pode ir lá, pedir para se aproximar do órgão e tirar fotografias do detalhe, com determinada luz… fica ao critério de cada um», explicou a representante da organização.

As pessoas podem enviar fotografias para o email da Música XXI. «Há um júri que irá avaliar os trabalhos e o anúncio dos vencedores terá lugar no final do concerto de encerramento, em Faro. Ainda antes do espetáculo, as fotografias vão estar a rodar, num ecrã, para quem as quiser ver», concluiu Patrícia Neto Martins.

Todos os concertos são gratuitos e não carecem de reserva prévia, ao contrário dos workshops, nos quais é preciso inscrever-se. Mais informações podem ser obtidas na página de Facebook do evento.

O Festival de Órgão do Algarve 2022 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

Concertos:

4 de Novembro | Igreja Matriz de Portimão | 21h00 – João Santos e Coral Adágio

5 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 21h00 – João Santos e Coral Ossónoba

11 de Novembro| Igreja Matriz de Portimão | 21h00 – Laura Silva

11 de Novembro | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h00 – António Pedrosa

12 de Novembro | Igreja do Carmo (Faro) | 21h00 – António Pedrosa

18 de Novembro | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h00 – João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta)

18 de Novembro | Igreja da Misericórdia de Tavira | 21h00 – Matteo Cordioli e Michele Tomaz (canto)

19 de Novembro | Igreja do Carmo (Faro) | 21h00 – João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta)

20 de Novembro | Igreja Matriz de Loulé | 18h00 – Rui Soares e Ensemble Mvsica Antiqva Porto

25 de Novembro | Igreja de Santiago de Tavira | 21h00 – Joris Verdin (órgão e harmónio)

26 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 21h00 – Joris Verdin (órgão e harmónio)

Extra Concertos:

5 de Novembro | Igreja Matriz de Portimão | 10h00 – Workshop com João Santos

11 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 10h00 – Concerto pedagógico para crianças, com André Ferreira

13 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 16h00 – Concerto de alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro

17 de Novembro | Igrejas da Misericórdia, Santiago e Carmo (Tavira) | 16h00 – visita ao interior dos órgãos

19 de Novembro | Igreja Matriz de Loulé / CML-FR | 10h00 – Workshop com João Vaz / Tiago Simas Freire

26 de Novembro | Igreja da Sé (Faro) | 21h00 – Anúncio dos premiados do concurso de fotografia

 

Biografias:

João Santos participou em prestigiados concursos internacionais de órgão e efetua regularmente concertos por todo o país e estrangeiro. Tem trabalhado com grande parte das orquestras nacionais. É organista titular da Catedral de Leiria.

Laura Silva apresentou-se a solo e com orquestra em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra. Estuda na prestigiada Royal College of Music em Londres, onde é bolseira da Eric Thompson Trust e da Fundação GDA.

Como solista e músico de ensemble, António Pedrosa realizou concertos em Portugal, Holanda, Espanha e França. Atualmente é organista na Onze Lieve Vrouw van de Rozenkrans (Obrechtkerk), em Amsterdão.

Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais, André Ferreira já efetuou recitais em Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Nova Zelândia. É organista no Ensemble S. Tomás de Aquino e colabora ainda com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos.

Rui Soares tem colaborado com orquestras e coros nacionais e integrado festivais e inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália, Bélgica, Holanda e Polónia. É organista na Igreja da Senhora da Conceição no Porto e organista titular da Igreja dos Clérigos.

Matteo Cordioli participou em cursos de Interpretação de vários períodos musicais, bem como de Improvisação Contemporânea. É organista e diretor do coro da Igreja de San Pietro Apostolo, e organista no grande órgão Ruffatti, da Igreja de Santa Teresa del Bambino Gesù, ambas em Verona.

João Vaz tem mantido uma intensa atividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, ou membro de júri de concursos de interpretação. Leciona Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e é diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, e nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

Joris Verdin gravou mais de cinquenta CDs como solista, abrangendo várias épocas e estilos musicais. Realizou a primeira edição completa das obras para harmónio de César Franck e o primeiro manual de técnica para harmónio. Obteve distinções da crítica internacional para gravações de música do século XIX, bem como intabulações renascentistas. Fez a gravação de todas as peças de César Franck para órgão e harmónio.

 

 

 



Comentários

pub