Música e uma rádio de “som” lavado são prendas nos 20 anos da RUA FM

O dia de anos da Rádio Universitária do Algarve é a 28 de Novembro, mas comemorações já começaram

Música para diferentes gostos, a remeter para programas de autor da RUA FM, uma gala de aniversário com muitas surpresas e a renovação da imagem sonora da emissão são os ingredientes dos festejos dos 20 anos da Rádio Universitária do Algarve, que já começaram e se prolongam até 28 de Novembro, dia em que a rádio foi fundada, em 2002.

Do programa, fazem parte três concertos com entrada gratuita e de diferentes géneros musicais: jazz, hip-hop e blues.

«Quisemos ter um programa diversificado, em termos de géneros musicais, à semelhança do que sempre foi o espírito da RUA FM», revelou a Sul Informação Alexandre Moura, diretor de antena da rádio sedeada em Faro.

No primeiro caso, o concerto já teve lugar no sábado, dia 1, no Jardim da Alameda, e teve o selo do “Aqui há Jazz”, programa radiofónico dinamizado por Fausto Vale Roxo e Tod Sheldrick todas as terças-feiras à noite.

O próximo espetáculo de comemoração do aniversário da RUA FM está marcado para 21 de Outubro, às 21h30, no auditório da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Em palco, estará a banda farense WTDPG e o género musical em destaque será o hip-hop. O concerto terá a curadoria do programa da RUA FM “Rapresentação”, da autoria de Carlos Almeida, que está na grelha de programação regular todos os sábados à noite.

«Neste caso, estamos a pensar num público mais jovem. Vamos pôr os alunos da escola do concelho a falar com alguns músicos locais», revela Alexandre Moura.

 

Alexandre Moura

 

A conversa entre o público escolar e Diogo Lima e Argel, dois membros dos WTDPG, vai ter lugar no mesmo dia, às 14h30, no auditório do IPDJ, durante a tertúlia “Hip hop tuga talks”, que se insere no programa “Às Sextas no IPDJ”.

Os dois elementos do grupo farense, formado em 2015, vão partilhar com os alunos das escolas, mas também com o público em geral, que também poderá assistir, «as suas experiências e vivências dentro da cultura hip-hop, em geral, e da música, em particular».

A 19 de Novembro, é dia de blues, «um estilo musical que há muito tem lugar na RUA FM, no programa “Bluesmente falando”, dinamizado por Hernâni Nascimento, às terças-feiras».

Neste concerto acústico, que conta com o apoio da Blues a Sul – Associação Blues do Algarve e do programa radiofónico da RUA FM, sobem ao palco os “The Smokestackers”, banda composta por dois jovens músicos de blues, provenientes da cidade do Porto. O espetáculo acontece às 21h30 no auditório do IPDJ.

A cerimónia oficial da comemoração dos 20 anos da RUA FM está marcada para 28 de Novembro, o dia da fundação da rádio e, para além de distinções a colaboradores e entidades, vai contar com atuações ao vivo e várias surpresas.

Os 20 anos da rádio também serão aproveitados para introduzir novidades, como a renovação da imagem sonora da rádio, nomeadamente «os jingles, os marcadores, o sinal horário, etc.».

 

 

A onda de renovação também chegou aos programas e rubricas.

«Este ano, lançamos vários programas, como o Subversões, do Pedro Duarte, onde são mostradas diferentes sub-versões de temas musicais conhecidos que deram origem, a outras músicas, com uma explicação por parte do autor da rubrica.

Alexandre Moura destaca, ainda, as rubricas “P de POESIA”, «que consiste num minuto de poesia por semana» e “Confissões de um Universitário”, que também vai para o ar uma vez por semana, «para dar a conhecer a experiência de um estudante sobre a sua experiência num dos vários cursos da UAlg».

Para o próximo ano, estão previstas diversas iniciativas, com destaque para a segunda edição do Palco RUA, novamente com vários concertos na baixa de Faro, «sendo que a versão de 2023 será realizada na semana anterior à Semana Académica do Algarve».

O Palco Rua volta, desta forma, «a ser um espaço de promoção dos músicos que atuam na região algarvia e terá o apoio da Associação Académica da UAlg e da Câmara Municipal de Faro».

Em 2023 será ainda criado «um programa semanal dedicado à cidade de Faro, concretamente às áreas da cultura, social, do desporto, do associativismo, entre outras».

 

 

 



Comentários

pub