Museu de Faro lança catálogo da exposição “Itinerários da Arte Moderna no Algarve”

Publicação resulta de parceria com Fundação Millennium bcp e o Município de Faro

O catálogo da exposição “Itinerários da Arte Moderna no Algarve”, uma parceria entre a Fundação Millennium BCP e o Município de Faro, vai ser apresentado no Museu Municipal de Faro, este sábado, dia 15 de Outubro, às 17h00.
.
Esta publicação revela, ao longo de quase cem páginas, um trabalho de investigação da história de arte local e regional que faltava fazer. Aqui é revelado um Algarve cultural e artístico dos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, nomeadamente nas correntes do Futurismo e Modernismo, em que se destacam nomes como Falcão Trigoso, João Vaz, Lyster Franco, Ezequiel Pereira, Carlos Porfírio, Roberto Nobre, Eduardo Viana e Maria Alexandrina Chaves, a primeira mulher algarvia diplomada em Belas Artes.

Mas a publicação não se fica por estas gerações do Naturalismo ao Modernismo, descrevendo também a relação de artistas mais contemporâneos com o Algarve, como Júlio Pomar, René Bértholo, Costa Pinheiro ou Manuel Baptista.

No fim do catálogo, com chancela da Caleidoscópio, as páginas são dedicadas a uma análise artística e estética de cada uma das obras integradas na exposição, a sua maioria pertencente ao acervo da Fundação Millennium BCP.

O evento conta com a presença de Fernando Rosa Dias, docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e curador, coordenador e autor da maioria das páginas deste catálogo, bem como de o presidente da Câmara Rogério Bacalhau, o presidente da Funçação Millennium bcp, embaixador António Monteiro, o diretor do Museu Municipal de Faro, Marco Lopes, assim como a docente da Universidade do Algarve Mirian Tavares e o investigador Luis Lyster Franco.

A exposição à qual este catálogo se refere estará patente até domingo, 16 de Outubro, na sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao fim de semana, entre as 10h30 e as 17h00.

 



Comentários

pub