Mês de Setembro foi quente e o 4.º mais chuvoso desde 2000

«A 30 de Setembro verificou-se uma diminuição da situação de seca meteorológica em todo o território», refere o IPMA

O mês de Setembro em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação, sendo o 4.º mais chuvoso desde 2000. 

Os dados foram avançados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esta sexta-feira, 7 de Outubro, e revelam ainda que o valor médio da temperatura média do ar, 20.64 °C, foi 0.42 °C superior ao valor normal, e o valor médio da temperatura mínima do ar, 14.94 °C, foi superior ao valor normal com uma anomalia de +0.78 °C, sendo o 5.º valor mais alto desde 2000. Já o valor médio da temperatura máxima do ar, 26.35 °C, foi muito próximo do valor médio (anomalia de +0.05 °C).

Durante o mês passado verificou-se ainda «alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar», refere o IPMA.

«De salientar na temperatura máxima os períodos mais quentes de 9 a 11 e 16 a 22 e na temperatura mínima o período consecutivo de 15 dias (8 a 22) com valores acima da média mensal. A partir de 24 verificou-se uma descida da temperatura (máxima e mínima) que se manteve até ao fim do mês», continua o instituto.

Em relação à precipitação, o mês de Setembro foi o 4º mais chuvoso desde 2000, sendo o total de precipitação neste mês, 66.5 mm, correspondente a cerca de 158 % do valor normal.

Durante o mês destaca-se a precipitação ocorrida nos dias 12 a 15, associada ao ciclone extra-tropical. O valor médio de precipitação ocorrido apenas nestes quatro dias (55.2 mm) correspondeu 77 % do valor total do mês. Quanto às regiões, de acordo com o IPMA, os valores de precipitação mais significativos ocorreram no interior Centro, em particular no distrito da Guarda. Em alguns locais os valores totais de precipitação acumulados ultrapassaram em duas a três vezes o valor médio do mês.

De acordo com o índice PDSI, a 30 de Setembro verificou-se uma diminuição da situação de seca meteorológica em todo o território, com as classes de seca moderada e severa a predominarem em todo território. A distribuição percentual no fim do mês foi: 3.3 % em seca fraca, 64.3 % em seca moderada, 32.2 % em seca severa e 0.2 % em seca extrema.



Comentários

pub