Loulé recebe hoje a antestreia do documentário “Odisseia Espacial Portuguesa”

Projeto documental é da autoria da produtora algarvia New Light Pictures

“Odisseia Espacial Portuguesa”, um projeto documental da produtora algarvia New Light Pictures, tem a antestreia marcada para este domingo, 9 de Outubro, às 17h00, no Solar da Música Nova, em Loulé.

Trata-se de um filme documental assinado em conjunto por João Pedro Viegas e Pedro Rodrigues de Matos, ambos diretores na New Light Pictures, produtora audiovisual algarvia, amplamente reconhecida pelos inúmeros prémios internacionais que tem arrecadado nos últimos anos.

Neste projeto, A New Light Pictures obteve o apoio do programa Garantir Cultura e foi responsável por todas as fases de desenvolvimento do filme: desde o conceito, script, produção e direção, direção de fotografia, edição e pós-produção, sendo o resultado a primeira longa-metragem documental ao portfólio da produtora.

«O desejo de realizar um projeto documental já se manifestava nos nossos objetivos há alguns anos, mas o tempo necessário para o fazer sempre limitou a nossa vontade. No entanto, as circunstâncias da pandemia permitiram-nos isso, não só existiu o necessário espaço de reflexão como também ficámos com a agenda praticamente livre, o que, por sua vez, permitiu dar resposta ao desafio», refere João Pedro Viegas.

Além disso, o diretor acrescenta que «o tema surgiu naturalmente» e que «faz parte do nosso imaginário coletivo, é algo que nos emociona e que nos relaciona a todos, e hoje já podemos falar sobre espaço em Portugal sem estar a falar de ficção científica».

«Muitos são os portugueses que direta ou indiretamente contribuem para esta indústria, não só lá fora, mas inclusive aqui em Portugal e isso está bem patente no nosso filme», conclui.

Segundo Pedro Matos, co-realizador e editor do documentário, «este filme documental pretende explorar a história e os primeiros passos desta aventura espacial portuguesa através dos olhos e das palavras de alguns dos seus protagonistas da área, particularmente nos programas de treino para os futuros pilotos e astronautas que, esperemos, poderão em breve começar em território nacional. Este “encontro” irá assegurar não só o interesse do público em geral, mas também a curiosidade das gerações mais jovens, que são obviamente, o nosso público-alvo principal».

Quem estiver interessado em assistir, pode enviar mail para [email protected]. Os lugares são limitados e a confirmação de presença é obrigatória.



Comentários

pub