«Museus resilientes em tempos de disrupção» será mote para encontro internacional em Loulé

Encontro Internacional de Museus volta a realizar-se em Portugal passados 22 anos

Loulé prepara-se para receber a conferência anual da NEMO – Network of European Museums Organizations, entre 9 e 11 de Outubro, no âmbito do Encontro Internacional de Museus, que terá como mote «A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção».

No ano em que celebra 30 anos de existência, numa organização conjunta com o Museu Municipal de Loulé e da Direção Geral do Património Cultural, membros desta rede, representantes de instituições museológicas e profissionais ligados ao setor dos museus e do património cultural de toda a Europa reúnem-se para falar do presente e debater o futuro destes espaços de memória, cultura e conhecimento, fazendo uma abordagem imersiva que passará por apresentações, workshops, partilha de experiências e ideias e visita ao território e a espaços museológicos do concelho.

«A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção» é o mote deste evento onde estarão presentes oradores de países como Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Áustria, Noruega, Espanha, Suíça ou Ucrânia e Portugal, cerca de duas centenas de pessoas.

A organização pretende, nestes três dias, explorar de que forma os museus poderão tornar-se mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo em rápida mudança.

Assim, os responsáveis de instituições ligadas ao setor dos museus e que são membros da NEMO são convidados a participar numa reunião de diretores, a ter lugar no Palácio Gama Lobo, no arranque do evento, na manhã de domingo, 9.

A tarde é preenchida com a visita à exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, na antiga Lota de Quarteira, um percurso cultural pela aldeia de Alte, e uma visita ao núcleo sede do Museu Municipal de Loulé, aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto e à Ermida de Nossa Senhora da Conceição.

O Cineteatro Louletano é a sala de acolhimento da conferência internacional, com os trabalhos a abrirem no dia 10, segunda-feira, com a sessão de boas-vindas pelo representante da NEMO, David Vuillaume, a secretária de Estado da Cultura Isabel Cordeiro, e o presidente da Câmara Vítor Aleixo.

«Seguem-se as apresentações que irão proporcionar a reflexão conjunta e o debate sobre o panorama atual dos museus, levando os participantes a mergulhar nas diferentes abordagens e na necessidade de mudança de paradigma em que a aposta no carácter inovador apresenta-se como o caminho para o futuro dos museus», refere a autarquia.

Está previsto também um painel dedicado à resposta destas instituições em períodos de crise, com testemunhos, por exemplo, de Joana Sousa Monteiro, que irá falar da «explosão de energia criativa» durante o período pandémico, ou de Vasyl Rozhko, sobre os desafios que se colocaram com a guerra na Ucrânia e a emergência de proteger a herança patrimonial deste país.

Nessa noite, irá celebrar-se ainda em Quarteira os 30 anos desta rede dedicada aos Museus na Europa.

Já o programa do último dia, 11 de Outubro, contará com mais apresentações, mas também com momentos interativos com os conferencistas, como uma entrevista a Alessandra Garriboldi, da Fondazione Fitzcarraldo, e uma sessão participativa.

Estão ainda previstos grupos de trabalho temáticos dedicados a questões como o digital, as alterações climáticas e sustentabilidade, as matérias legislativas ou a esfera da administração pública na gestão dos museus e também o seu papel educador.

Na tarde deste último dia, a organização irá proporcionar uma visita à cidade, para dar a descobrir as belezas patrimoniais de Loulé. As atividades encerram com a reunião anual da rede NEMO, exclusiva a membros, e a receção final no Museu Municipal de Loulé, que contará com o apoio do projeto MOI! Museum of Impact.

Este evento, realizado pela segunda vez em Portugal (a primeira foi em Lisboa, em 2000), conta com colaboração da Câmara Municipal de Loulé, através do Museu Municipal de Loulé, e da Direção-Geral do Património Cultural.

A NEMO, uma rede de museus da Europa, foi fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa. Juntos, os membros do NEMO representam mais de 30 mil museus em 40 países europeus.

 



Comentários

pub