Loulé apresenta Programa Europa Criativa para setor da cultura

A 12 de Outubro, no Palácio Gama Lobo

A sessão de informação e esclarecimento no âmbito do Programa Europa Criativa, dedicada à vertente da Cultura, volta a ser apresentada no Palácio Gama Lobo, em Loulé, no dia 12 de Outubro, entre as 14h00 e as 17h30.

A sessão conta com a presença da coordenadora Sara Machado e tem como público-alvo as organizações algarvias ativas no setor cultural e criativo (com exceção do cinema e do audiovisual) e profissionais culturais interessados em internacionalizar o seu trabalho.

Num primeiro momento, será explicado aos participantes o funcionamento geral do programa e linhas de financiamento, decorrendo, na segunda parte, um workshop dedicado a parcerias e preenchimento de candidaturas.

A participação é livre e os interessados poderão inscrever-se através do e-mail [email protected]

Em nota, a Câmara de Loulé explica que o novo Europa Criativa 2021-27 baseia-se e dá continuidade à estrutura do anterior Programa, reunindo ações de apoio aos sectores cultural e criativo europeus.

Com um aumento orçamental de 50 % face ao seu antecessor, serão realizadas atividades destinadas a reforçar a diversidade cultural e a colmatar as necessidades e os desafios dos sectores cultural e criativo. As novidades pretendem contribuir para a recuperação dos setores, permitindo-lhes intensificar os seus esforços para se tornarem mais digitais, mais ecológicos, mais resilientes e mais inclusivos.

A vertente Cultura integra cinco linhas de financiamento: Cooperação Europeia, Apoio a Redes Europeias, Apoio a Plataformas Europeias, Apoio à Circulação de Obras Literárias e Entidades Culturais Pan-Europeias.

O orçamento total do Programa Europa Criativa 2021-2027 está estimado em 2,44 mil milhões de euros, sendo 33% canalizado para a Cultura.



Comentários

pub