Livro conta a história geológica do Planalto do Escarpão

Há já um percurso pedestre, pensado de raiz, e desenvolvido a partir do conhecimento apresentado neste livro

O livro “Uma História com Muitos Milhões de Anos – Do oceano Thetys ao barrocal do Algarve”, que conta a história geológica do Planalto do Escarpão, é apresentado na próxima quinta-feira, 6 de Outubro, a partir das 18h00, no Centro Educativo do Cerro de Ouro, em Paderne (Albufeira). 

Trata-se de uma edição conjunta do Município de Albufeira e do aspirante Geoparque Mundial da UNESCO, da autoria de Delmina Moura e Sónia Oliveira, investigadoras na Universidade do Algarve, que contou com a colaboração na pesquisa de campo de Luís Pereira, coordenador no Município de Albufeira responsável pela candidatura do Algarvensis à UNESCO.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, não esconde o orgulho com a saída desta publicação que dará a conhecer uma parte do território do aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO.

«O nosso Escarpão bem merece a publicação deste livro, este estudo louvável sobre uma área única e de interesse incomensurável para compreendermos a evolução do Planeta Terra. E isto significa devolver o poder às pedras, ao longo do dorso de calcário que avistamos quando voltamos as costas ao mar para ver o seu passado no presente», destaca o autarca.

«Este conhecimento é determinante para o futuro. E não é segredo para ninguém, já o dissemos noutras ocasiões, paralelamente ao conhecimento científico, pretendemos aliar uma economia sustentável, fomentando o geoturismo com destaque para a paisagem, a história, os saberes e as tradições, a cultura, o património edificado, ajudando, desta forma, a fixar a população numa freguesia que se encontra envelhecida e apoiando a economia local», disse, ainda, reforçando a ideia de que «todos somos embaixadores desta herança, rica em diversidade, em história e em promessa de futuro».

«Este é um trabalho pouco habitual, por procurar contar a longa história geológica de um lugar específico, com uma abordagem ao mesmo tempo científica e de divulgação», refere Nuno Pimentel no prefácio da publicação.

O livro conta a história geológica do Planalto do Escarpão e regiões envolventes, agora um dos 10 principais geossítios a integrarem a candidatura do aspirante a Geoparque Algarvensis à Rede Mundial da UNESCO, mas que, em simultâneo, evidencia a história geológica da bacia do Algarve nascida há milhões de anos no Oceano Thetys.

«A interpretação da paisagem tal como presentemente a percecionamos não ficou esquecida e contribuirá para olhares mais atentos do Barrocal do Algarve», diz a Câmara de Albufeira.

Cristina Veiga-Pires, diretora científica do projeto, reforça a importância da obra, sublinhando que, ao ler o livro, «o Planalto do Escarpão aparece naturalmente como um dos geossítios de maior relevância do território do aspirante a Geoparque Algarvensis».

«Percebe-se a importância científica da sua história geológica, o interesse educacional das suas rochas e fósseis, a relevância cultural da sua paisagem, que, em conjunto integram um novo potencial turístico», acrescenta.

No caso do Planalto do Escarpão, este potencial assumiu a forma de um novo percurso pedestre: o PR4 – Um Mergulho pelo mar Jurássico”. É o primeiro percurso pensado de raiz para o aspirante Algarvensis, tendo sido desenhado a partir do conhecimento apresentado neste livro.

 



Comentários

pub