Lagos: Novo serviço ajuda britânicos a renovar autorização de residência

Interessados deverão dirigir-se ao Espaço Cidadão

A Câmara de Lagos criou um novo serviço para apoiar os cidadãos britânicos que pretendam avançar com a nova autorização de residência em Portugal, que já está em funcionamento no Espaço Cidadão da autarquia.

Este serviço resulta da parceria estabelecida entre o município, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IRN – Instituto dos Registos e do Notariado e o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O novo título de residência para cidadãos britânicos beneficiários do Acordo de Saída (Brexit) será emitido aos cidadãos britânicos residentes em Portugal, confirmando o seu estatuto de beneficiários deste protocolo.

Lagos é o segundo concelho do Algarve com mais residentes britânicos, a seguir a Loulé, onde foi inaugurado em Setembro o primeiro serviço de apoio à obtenção do título de residência.

Segundo a Câmara de Lagos, a nova autorização de residência «substitui os documentos de residência da União Europeia (Certificado de Registo emitido pelas câmaras municipais e Certificado de Residência Permanente emitido pelo SEF)», mas os cidadãos britânicos que já vivam em Portugal poderão continuar a usar os atuais documentos até que a nova autorização de residência seja emitida.

«Após o registo no portal e submissão do formulário, os cidadãos do Reino Unido podem descarregar o comprovativo do pedido em formato digital – um documento com leitura através de QR Code – o qual poderá ser impresso e utilizado em viagens para comprovar a sua residência em Portugal», conclui a autarquia lacobrigense.

 

 



Comentários

pub