José Alberto Alegria é novo Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos

Reconhecendo a carreira e o contributo do arquiteto Alegria

O arquiteto José Alberto Alegria foi agraciado como Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos (OA), numa cerimónia oficial, realizada na sede nacional da OA, em Lisboa, no passado dia 27 de Outubro.

A atribuição deste estatuto foi proposta pela Secção Regional da Ordem no Algarve, «considerando a tradição em atribuir, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou coletivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objetivos estatutários da Ordem dos Arquitectos».

José Alberto Alegria (membro OA n.º 4357) nasceu em 1947 em Oliveira de Azeméis, mas radicou-se há décadas no Algarve. É licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e em Economia pelo ISCEF – Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa.

Pioneiro em Portugal, desde a década de 80, da renovação da geo-arquitetura e das modernas arquiteturas em materiais locais, tem buscado um percurso de continuidades entre a Arquitetura Tradicional e a Arquitetura Contemporânea.

 

 

Tem projetado múltiplas obras públicas e privadas, muitas delas associadas ao Património Arquitetónico de Influência Mediterrânica e é regularmente convidado para dirigir Seminários em Faculdades e outras Instituições Culturais de diversos países.

Tem concebido cenografias, permanentes ou temporárias, de apresentação, interpretação e divulgação dos Patrimónios Materiais e Imateriais, numa lógica de valorização das suas continuidades.

A par do seu trabalho profissional, José Alberto Alegria é Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, desde 2001.

Tem promovido a geminação de algumas localidades algarvias e marroquinas, aumentando o intercâmbio cultural euroafricano.

Foi condecorado pelo Rei de Marrocos Mohammed VI, em 2015, pelo papel decisivo no enriquecimento patrimonial dos seus projetos, marcados por uma linha arquitetónica vincadamente ligada à tradição árabe.

 

Na 32ª Reunião Plenária do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, foram aprovadas as propostas de outorga do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário da Ordem dos Arquitectos 2022, às seguintes entidades, personalidades e arquitetos:

Gonçalo Menéres Pimentel
Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura
Fundação Instituto Marques da Silva
Fundação Centro Cultural de Belém
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Amândio de Sousa (Madeira)
Arménio Losa (Norte)
Carlos Nogueira (Lisboa e Vale do Tejo)
Henrique Schrek (Alentejo)
José Alberto Alegria (Algarve)
José António Bandeirinha (Centro)
Paulo Gouveia (Açores)

 

 



Comentários

pub