Importância da limpeza urbana vai estar em debate num encontro nacional em Loulé

Evento contará com especialistas internacionais

Dezenas de especialistas internacionais e nacionais vão ajudar a discutir o estado da limpeza nas cidades durante o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que vai decorrer nos dias 3 e 4 de Novembro, no Ria Park Hotel & Spa, em Almancil, concelho de Loulé.

Stephen Goldsmith, professor da Harvard Kennedy School, Nejc Jus, head of research do World Travel and Turism Council, e Sophie Leguil, fundadora do projeto More than Weeds (Reino Unido) são alguns dos oradores internacionais que marcarão presença.

O evento vai ainda contar com a presença de João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia, de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé e Alexandra Carvalho, secretária-geral do Ambiente.

O encontro, organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) vai reunir cerca de 40 oradores nacionais e internacionais.

«Demonstrar a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, tendo em conta que a limpeza urbana tem impacto na capacidade de atrair negócios (desde multinacionais a centros de negócios) e outras atividades, de captar turismo, de manter habitantes permanentes e felizes, é o grande objetivo deste evento», segundo os organizadores.

Ao longo do IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana, serão igualmente dadas a conhecer «as oportunidades de financiamento da legislação nacional para a Limpeza Urbana e para os resíduos», «as novidades decorrentes da diretiva Single-Use Plastics (SUP), nomeadamente a preparação da entidade gestora nacional» e«estratégias para acabar com os resíduos abandonados e boas práticas de sensibilização e mobilização da população».

«O debate promete ser particularmente intenso em torno das mesas-redondas dedicadas à limpeza de ervas e da utilização de águas residuais para a limpeza urbana», conclui a ALU.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da iniciativa, onde também pode ser consultado o programa completo.

 

 



Comentários

pub