Hospital de Loulé assinala Dia Mundial do Cancro da Mama com tertúlia

Esta será também uma oportunidade para apresentar a consulta multidisciplinar do cancro da Mama – Unidade da Mama

O Hospital de Loulé vai assinalar o Dia Mundial do Cancro da Mama, 19 de Outubro, com uma tertúlia e a apresentação pública a Consulta Multidisciplinar do cancro da Mama – Unidade da Mama, às 19h00, no Palácio Gama Lobo.

A ação é aberta à população.

Segundo o Grupo Hospital de Loulé, a ideia é que este seja «um momento de esclarecimento de dúvidas, numa visão holística da pessoa – não a encarando somente como doente – e conta, para isso, com a participação de vários médicos especialistas que integram a nova estrutura».

Segundo a responsável pela unidade de Oncologia do Hospital de Loulé Raquel Dionísio, a tertúlia rosa pretende ser um momento de «interação descontraída» com os clínicos da unidade do hospital onde se irá falar da «prevenção, do diagnóstico, à remissão clínica numa conversa aberta e franca sobre o que é o cancro da mama».

«Não há guiões, não há apresentação, não há slides, será uma conserva connosco e com quem quiser entrar na conversa, fazer perguntas e tirar dúvidas. Estamos lá para isso», diz a médica.

Esta será também uma oportunidade para apresentar a consulta multidisciplinar do cancro da Mama – Unidade da Mama, dando a conhecer os clínicos que a integram, numa conversa que, segunda a especialista, «torna tudo mais pessoal».

Este tipo de abordagem clínica junta várias especialidades – senologia, oncologia, cirurgia plástica, imagiologia, anatomia patológica, psicologia, nutrição e fisioterapia – criando a possibilidade de todos «definirem a abordagem terapêutica do doente».

«Discutimos o caso e todas as decisões que são tomadas em relação àquele doente são feitas em conjunto. É uma mais-valia para o doente, que é tratado por uma equipa multidisciplinar, para nós médicos, que temos uma partilha de conhecimento e outros pontos de vista», destaca Raquel Dionísio.

 



Comentários

pub