Hospitais de Gambelas e Alvor passam a ter Unidade da Mama

Serviço lançado para sinalizar o mês “Outubro Rosa” e enaltecer a importância que a prevenção e o rastreio têm

Os hospitais particulares de Alvor (Portimão) e Gambelas (Faro) têm, a partir desta segunda-feira, 3 de Outubro, uma Unidade da Mama. 

Segundo o Grupo HPA Saúde, a «criação destas unidades especializadas tem por objetivo dar resposta a todas as necessidades da pessoa que procura este serviço – desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e seguimento após o mesmo – agregando recursos e competências que garantam uma organização clínica de gestão integrada».

Apesar de já possuir equipas multidisciplinares a trabalhar nesta área há vários anos, o HPA diz que «achou que seria importante para os pacientes e até para a referenciação interna e externa, a criação mais sistematizada e organizada deste serviço».

O mês de Outubro «pareceu-nos a data ideal para divulgar as unidades, por corresponder ao Mês Rosa e à Mamamaratona, da qual somos muito orgulhosamente main sponsors».

As Unidades da Mama HPA integram as valências de exames de diagnóstico de imagiologia: Mamografia digital direta 2D, Tomossíntese 3D, Ecografia Mamária, Ressonância Mamária, Citologia aspirativa com agulha fina guiada por imagem, Microbiópsia guiada por imagem, TAC, Raio-X, e ecografia geral (estadiamento); anatomia patológica e medicina nuclear.

Os tratamentos disponibilizados dividem-se em tratamentos médicos e cirúrgicos, sendo que os primeiros incluem Quimioterapia, Hormonoterapia e Imunoterapia.

«No que se refere à cirurgia, sempre que possível são utilizadas as mais modernas tecnologias minimamente invasivas, envolvendo a cirurgia oncoplástica (com o apoio de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva) e em casos específicos, a utilização da Radioterapia Intraoperatória (técnica recente que consiste em realizar radiação imediata em dose única, no mesmo ato cirúrgico da extração do tumor, evitando a radioterapia nas 5-6 semanas seguintes)», diz o HPA.

De resto, quando diagnosticado precocemente, o cancro da mama pode ter cura em 95% dos casos.

 



Comentários

pub