Há um novo chefe da Zona Marítima do Sul que quer continuar «o bom trabalho» dos antecessores

Comandante Santos Pereira tomou posse ontem, dia 13

Comandante Santos Pereira – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«Os meus planos são muito simples: continuar o bom trabalho feito até hoje pelos meus antecessores, não apenas o comandante Rocha Pacheco, mas também os que serviram antes, e prestigiar o nome da Autoridade Marítima na região Sul», afirmou ao Sul Informação o comandante Santos Pereira, novo responsável máximo pelo Departamento Marítimo do Sul, que tomou posse ontem, dia 13 de Outubro.

O capitão-de-mar-e-guerra Rui Santos Pereira substituiu no cargo Rocha Pacheco, que lhe passou o testemunho de chefe do Departamento Marítimo do Sul, de comandante regional da Polícia Marítima do Sul, de capitão do Porto de Faro e de comandante local da Polícia Marítima, numa cerimónia oficial que decorreu junto à Capitania de Faro.

Apesar de admitir que é difícil, para quem chega, estar a perspetivar qual será a sua atuação, o novo comandante diz estar «ciente da responsabilidade agora assumida, bem como dos crescentes problemas e desafios que hoje se colocam à Marinha e à Autoridade Marítima».

Os principais são aqueles que o seu antecessor já enfrentou, como o próprio capitão-de-mar-e-guerra Rocha Pacheco revelou no seu discurso de despedida: um «aumento exponencial do narcotráfico», a ocorrência de diversos desembarques costeiros e a interceção de um barco com migrantes ao largo.

 

Passagem de testemunho de Rocha Pacheco para Santos Pereira – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«No combate à criminalidade, o comando regional da Polícia Marítima do Sul foi ativado largas dezenas de vezes, nomeadamente 75 vezes para o combate ao narcotráfico. Dessas ações, realizadas em articulação com a PJ e, muitas vezes, com o apoio da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, resultou a apreensão de várias dezenas de toneladas de droga, de dezenas de embarcações, na sua maioria de elevada velocidade, e a detenção de dezenas de pessoas», descreveu Rocha Pacheco.

No «combate à imigração ilegal por via marítima», os meios da Autoridade Marítima foram «ativados sete vezes», do que resultou «a apreensão de diversas embarcações e dezenas de pessoas».

No caso do comandante cessante, também  a pandemia foi um grande desafio.

«Acho que demos uma resposta eficaz», considerou.

O comandante Santos Pereira quer agora continuar este «bom trabalho», como o classifica.

«Não estou à espera de nada de novo. Espero os problemas que temos vindo a enfrentar e estamos cá para os combater, como aconteceu até hoje. Daremos sempre o melhor de nós para resolver os problemas», disse.

 

Contra-almirante Pessoa Arroteia – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Apesar disso, há já planos traçados para o futuro próximo.

«Segundo as instruções do senhor 2º Comandante Naval, as instalações da Culatra são para reativar e recuperar», revelou o novo comandante do Departamento Marítimo do Sul.

O contra-almirante José Pessoa Arroteia, 2º Comandante Naval, que presidiu à cerimónia, apontou não só esta prioridade, como «fazer intervenções nos cais de atracação, assegurar o esforço contínuo de vigilância marítima, em estreita cooperação com as demais entidades competentes, e dar continuidade ao trabalho desenvolvido para o estabelecimento de condições para o emprego de veículos aéreos não tripulados, incluindo a implementação de uma pista de voo no ponto de apoio naval de Portimão».

Quanto ao comandante Santos Pereira, o contra-almirante está «certo que irá exercer o seu cargo com grande competência e eficácia, contribuindo para uma Marinha holística, útil, pronta, focada, significativa e tecnologicamente avançada, ao serviço de Portugal e dos portugueses».

Também o contra-almirante Noronha de Bragança, subdiretor-geral da Autoridade Marítima, não duvida que «a capacidade» do novo comandante e aquilo que «demonstrou até agora», em diferentes funções, a mais recente das quais de diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, é garante de que o novo comandante «fará bom trabalho».

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub